5 Séries para fãs de quadrinhos cansados de super heróis

As histórias em quadrinhos há mais de um século vem influenciando a cultura pop mundo afora seja em filmes, séries de TV e até mesmo no inconsciente coletivo através de ensinamentos. Nos anos 90 a bolha das histórias em quadrinhos iria explodir nos EUA com o surgimento da editora IMAGE comics fundada por Todd McFarlane, Jim Lee, Rob Liefeld, Erick Larsen, Marc Silvestri, Whilce Portacio e Jim Valentino, nossa quanto nome! Quem são esses caras? Bem, isso é uma história que contarei em outra oportunidade mas resumidamente esses eram os maiores nomes da Marvel nos anos 90 que se demitiram para fundar a editora IMAGE comics, editora essa que seria responsável pela criação de vários títulos de quadrinhos que foram vistos por fãs de comics nos EUA como verdadeiras apostas de negócio, dezenas de edições número 1 foram compradas na esperança de serem vendidas por milhares de dólares anos depois, e foram esses e outros fatores que levou a explosão da bolha de quadrinhos nos EUA nos anos 90.

Mas no início dos anos 2000 a indústria dos quadrinhos teria a tarefa de conquistar um novo público através de outras mídias já que a popularidade das hqs não era a mesma de antes, muitas produções foram feitas para o cinema e TV, mas aqui citarei algumas que se destacam:

Constantine

Criado por Alan Moore nas páginas do monstro do pântano para a extinta revista VERTIGO, John Constantine é amado pelos fãs de histórias em quadrinhos e nessa série em 13 episódios produzidos pela NBC temos o detetive sobrenatural encarando vários desafios demoníacos. A série sofreu censuras por passar em um canal de TV aberto e por isso a principal característica do personagem (cigarro) foi amenizada nos primeiros episódios, mas ela é bem interessante pois adapta de uma maneira bem coerente diversos arcos das revistas “hellblazer” cujo o protagonista é o nosso querido John Constantine.

Justiceiro

Ao contrário do que muitos pensam o Frank Castle não é nem de longe um super herói e sim um anti herói, aquele que faz justiças com as próprias mãos e se necessário for mata quem passar em seu caminho, e tudo isso vemos na série produzida pela Netflix em 2 explosivas temporadas. A série adapta vários elementos dos quadrinhos do personagem e mostra para os fãs da Marvel que é possível ter personagens e histórias boas fora do MCU.

Sweet Tooth

Produzida por ninguém menos que Robert Downey Jr para a Netflix, Sweet Tooth adapta novamente puta história em quadrinhos do selo VERTIGO com a história de Gus um menino cervo que vive em um futuro pós-apocalíptico e faz parte de uma nova raça híbrida de humanos e animais. A série por mais que seja muito interessante e tenha tido ótimos resultados para a Netflix ela acaba sendo uma versão Light da história original, tendo em vista que nas hqs a história tem um peso muito mais dramático.

The Walking Dead

Falando em IMAGE comics aqui está seu carro chefe, encerrado recentemente nos quadrinhos The Walking Dead é uma série de TV produzida pela AMC que conta a história de Rick um policial que acorda do coma e descobre que o mundo está tomado por zumbis, agora sua missão é sobreviver e proteger os seus mas em um mundo tomado por mortos ferozes, são os vivos que representam a grande ameaça.

Monstro do Pântano

Já falamos aqui de John Constantine, agora a vez é de falarmos de Alec Holland mais conhecido como monstro do pântano. Criado por Len Wein e Berni Wrightson o monstro do pântano já teve uma série nos anos 90 e até mesmo alguns filmes, dignos de notas de rodapé, porém a DC comics chamou o renomado diretor de filmes de terror James Wan para produzir uma série do personagem mais aterrorizante da editora e o resultado não poderia ser melhor. Monstro do pântano só teve uma temporada infelizmente, porém rumores apontam que ele voltará na série “liga da justiça sombria” que estaria sendo produzida pela HBOMAX.

Cabe aqui menções honrosas para outras séries como I am not ok with this, the end of the fucking world, Sabrina e Riverdale isso para ficarmos apenas nas mais recentes, porém há muito mais séries baseadas em histórias em quadrinhos que não são sobre super heróis do que essas mencionadas aqui.