7 sitcoms que fizeram sucesso no SBT
A emissora colecionou sucessos estrangeiros ao longo de sua existência.
O SBT foi fundado em 1981, e desde então se tornou uma das maiores emissoras da TV brasileira. De certa forma, o canal de Silvio Santos contribuiu muito para a cultura pop no Brasil, trazendo séries do exterior que eram transmitidas no país todo.
Um dos marcos do canal eram as produções estrangeiras de comédia, o que ajudou a rotular o SBT como a emissora da família brasileira. Dito isso, hoje listaremos sete sitcoms que fizeram sucesso no canal paulista.
Kenan & Kel (1990-1996)
Kenan & Kel conta a história de dois amigos que vivem se metendo em encrenca pra conseguirem o que querem. A trama gira em torno de Kenan Rockmore, um adolescente esperto e criativo, e seu melhor amigo Kel Kimble, que é atrapalhado, hiperativo, pouco inteligente e obcecadamemte apaixonado por refrigerante sabor laranja.
Transmitida originalmente pela Nickelodeon, a série foi um sucesso enorme principalmente entre as crianças e os adolescentes.
Kenan e Kel foi exibida no SBT de 2015 a 2018, além de também ser exibida na Band, Globo e na própria Nickelodeon aqui no Brasil. Recentemente, a série teve seus direitos comprados pelo Comedy Central, e está sendo exibida no canal pago.
Um Maluco no Pedaço (1990-1996)
Um Maluco no Pedaço é considerada por muita gente uma das melhores sitcoms de todos os tempos, e serviu pra premiar Will Smith com uma carreira extensa em Hollywood.
Na trama, o personagem de Will é enviado pela mãe a Bel-Air para estudar e passar um tempo com seus tios Phil e Vivian, além de seus primos Carlton, Hilary e Ashley. O que os moradores da mansão dos Banks não imaginavam é que Will ia chegar vivendo uma vida totalmente diferente da que eles estavam acostumados, trazendo conflitos interessantes pra sitcom.
Um Maluco no Pedaço estreou no ano 2000 e ficou por mais de uma década na programação do SBT, retornando no início de 2023. Hoje é possível assistir a série no próprio SBT, na TNT, no Comedy Central, no Multishow e na HBO Max.
Eu, a Patroa e as Crianças (2001-2005)
Michael Kyle é um irônico pai de família que tem que lidar com os desafios de chefiar uma transportadora e conciliar o tempo para ficar com sua esposa Jay, e seus filhos Kady, Jr. e Claire.
Eu, A Patroa e as Crianças conquistou o público de todas as idades com seu humor ácido e divertido, principalmente do protagonista, que emplaca frases de efeito, na maioria das vezes caçoando ou ironizando alguém.
Além de ser exibida no SBT a partir de 2002, também foi exibida no Disney Channel e no Sony Channel. Nesse período, a premiada sitcom chegou a vencer a Rede Globo na audiência.
Atualmente a série pode ser assistida no Star+ e no Star Channel.
Três é Demais (1987-1995)
Três é Demais traz muita nostalgia pra quem viveu na frente da TV nos anos 2000, já que a emissora de Silvio Santos resgatou essa obra e transmitiu para o Brasil inteiro.
A história gira em torno da família do repórter Danny Tanner, que após a morte de sua esposa, recruta seu cunhado Jesse e seu melhor amigo Joey para ajudar a cuidar de suas filhas DJ, Stephanie e Michelle.
Com muitas confusões nessa família, o público rapidamente simpatizou com os atores carismáticos e com as meninas fofas e adoráveis que cativavam a todos, principalmente as irmãs Olsen que dividiam o papel de Michelle. Infelizmente Bob Saget, que interpretou o protagonista Danny na sitcom, faleceu no início do ano passado. A causa da morte foi um traumatismo craniano.
Três é Demais ganhou um spin-off em 2016, que já foi ao fim, em 2020, na Netflix. No SBT foi transmitida entre 2000 a 2006, e 2013 a 2014, além de também ser exibida pela Rede Globo, pela Warner Channel e pela Netflix.
Infelizmente, a série não é exibida em nenhum canal ou plataforma no Brasil atualmente.
As Visões da Raven (2003-2007)
Imagine aí, você poder prever que coisas diversas vão acontecer num futuro próximo, e você pode tentar mudar isso. Essa é a premissa básica de As Visões da Raven, estrelada por Raven-Symoné, e que foi exibida no SBT por um bom tempo.
Raven tem o poder estranho de prever as coisas e sempre acaba se enfiando em algumas aventuras. Em 100% dos casos, em decorrência de suas visões, que podem prever de um acidente até um fora em que um de seus amigos levará.
A adolescente guarda esse segredo com seus pais, seu irmão mais novo, e seus melhores amigos, Eddie e Chelsea, que sempre estão metidos nas confusões juntos com Raven.
Atualmente um spin-off é produzido contando a vida de Raven e de Chelsea como mães solteiras e divorciadas quem tem que lidar com a vida adulta e familiar.
Além de ser transmitida no SBT de 2007 a 2015, a Sitcom também passou no Disney Channel em alguns momentos, inclusive atualmente. Você também pode assistir Raven e toda sua turma no Disney+.
Arnold (1978-1986)
Arnold é uma série estrelada por Gary Coleman, que conquistou diversos fãs ao redor do mundo, além de também ter no elenco Todd Bridges, o Monk, de Todo Mundo Odeia o Chris.
A trama acompanha o protagonista Arnold e seu irmão Willis, que foram adotados por um rico viúvo cujo era patrão da falecida mãe dos meninos. Eles desenvolvem um sentimento paterno pelo Sr. Drummond, além de também terem uma ótima relação com Kimberly, filha biológica do milionário.
A série já tinha grande importância lá nos anos 70 e 80, já que tratou assuntos como o racismo e a xenofobia, mesmo sendo uma série de humor.
A história foi exibida no SBT de 2009 a 2015 e atualmente não está disponível em nenhuma plataforma ou canal de televisão.
Chaves (1973-1980)
Chegamos na, sem dúvida alguma, sitcom mais famosa, pelo menos aqui no Brasil. Chaves conquistou milhões de fãs, e qualquer brasileiro sabe pelo menos uma frase icônica do seriado.
A trama bem infantil e humorada acompanha a história de Chaves na Vila mais famosa do mundo, com personagens únicos que característicos que conquistaram o Brasil e o mundo.
Roberto Gómez Bolaños, intérprete e criador de Chaves, criou outros personagens famosíssimos, como o Chapolin Colorado, Chompiras, Doutor Chapatim, Chaparron, entre vários outros.
O SBT transmitiu o seriado por 36 anos, de 1984 a 2020, quando o Grupo Chespirito e a Televisa, emissora mexicana que exibiu Chaves originalmente, tiveram alguns impasses.Por conta disso, infelizmente Chaves ainda não retornou a programação de nenhuma TV ou streaming.
Curtiram a lista? Faltou Alguma? Deixe sua opinião na barra de comentários abaixo e caso tiver, uma sugestão, pois o SBT está recheado de séries de sucesso e uma segunda parte pode sair a qualquer momento. Até mais!