Josh Brolin questiona ausência de Denis Villeneuve em indicações do Oscar após sucesso de Duna 2
Ator critica Academia por ignorar direção de Duna: Parte 2 nas indicações ao Oscar 2024.
O ator Josh Brolin manifestou publicamente sua insatisfação com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas por não incluir Denis Villeneuve entre os indicados ao Oscar de Melhor Diretor. O cineasta, que já havia sido preterido em 2022 pelo primeiro Duna, ficou novamente de fora da disputa com Duna: Parte 2.
Em publicação nos Stories do Instagram, Brolin reconheceu as indicações do filme em categorias como Melhor Filme, Cinematografia (Greig Fraser), Efeitos Visuais, Design de Produção (Patrice Vermett) e Som. No entanto, o ator não poupou críticas à ausência do diretor na premiação.
“Aparentemente, vou parar de atuar porque Denis Villeneuve não foi indicado. É assim que essa coisa funciona. Não faz sentido para mim”, declarou Brolin em tom irônico. O ator também destacou o trabalho do editor Joe Walker, afirmando que ambos mereciam reconhecimento pelo que classificou como “um filme incrível”, superior à primeira parte.
Futuro da franquia Duna continua em desenvolvimento
Enquanto a polêmica das indicações ao Oscar se desenrola, o roteiro de Messias de Duna segue em desenvolvimento. A história se passa doze anos após Paul Atreides, também conhecido como Muad’Dib, assumir o trono, com Arrakis estabelecido como centro do Imperium.
Neste novo capítulo, os Fremen expandem sua influência e modo de governo para outros planetas conquistados. Esta expansão gera resistência, levando facções opositoras a se unirem contra o império de Atreides. A data de estreia desta nova adaptação ainda não foi definida.