A Marvel finalmente percebeu a importância da Viúva Negra para os Vingadores

Mais de uma década depois que Viúva Negra foi apresentada, a Marvel finalmente percebeu na 1ª temporada de What If…? o quão importante ela é para os Vingadores e para o MCU como um todo. Aparecendo pela primeira vez em Homem de Ferro 2, Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) era uma agente da SHIELD que foi enviada disfarçada para se infiltrar nas Indústrias Stark e avaliar Tony Stark (Robert Downey, Jr.) para a Iniciativa Vingadores. Com seu extenso domínio de artes marciais e habilidades de espionagem, Natasha mais tarde se tornou uma membra inestimável dos Vingadores, embora muitas vezes esquecida.

Em suas aparições sucessivas, a Viúva Negra, como a única mulher Vingadora na época, estava aparentemente presente apenas para impulsionar a narrativa da equipe. Em Os Vingadores, Natasha ajudou a recrutar Bruce Banner/Hulk (Mark Ruffalo) e salvou Clint Barton/Hawkeye (Jeremy Renner) das garras de Loki (Tom Hiddleston). Enquanto isso, em Capitão América: O Soldado Invernal, a Viúva Negra descobriu que a Hydra havia se infiltrado na SHIELD, forçando-a a revelar os segredos da organização, incluindo sua própria história. Ela também esteve envolvida em um breve e surpreendente relacionamento com Bruce em Vingadores: Era de Ultron, que se provou altamente controverso devido à forma como foi enquadrado. Finalmente, em Capitão América: Guerra Civil, ela permitiu que os fugitivos Capitão América e Soldado Invernal ficassem livres, tornando-a uma criminosa procurada.

No entanto, conforme descrito nos dois últimos episódios da 1ª temporada de What If…?, a Viúva Negra (Lake Bell) finalmente ganhou o respeito que ela merece. No penúltimo episódio da temporada, ela e Clint foram os únicos remanescentes depois que Ultron (Ross Marquand) destruiu seu mundo. Sua persistência em encontrar o código de Arnim Zola que poderia derrotar Ultron eventualmente levou à vitória. Quando os Guardiões do Multiverso voltaram para suas próprias linhas do tempo, ela até desafiou o Vigia (Jeffrey Wright) a tornar seu mundo habitável novamente. Embora seu pedido tenha sido negado, ela foi transportada para a realidade do episódio 3 de What If …? novamente. Poucos minutos depois de chegar em sua nova linha do tempo, a Viúva Negra já conseguiu derrotar Loki e levar o grupo ao triunfo.

Assistindo What If…? situar a Viúva Negra como uma personagem crucial da equipe é revigorante, considerando como ela foi posta de lado durante a maior parte de seu mandato de super-heroína em favor do Homem de Ferro, Thor e o Capitão América. Seus esforços para manter a situação calma após as consequências de Vingadores: Guerra Infinita, por exemplo, permaneceram pouco apreciados. Além disso, o desejo da Viúva Negra de fazer “o que for preciso” para completar sua missão em Vingadores: Ultimato também não foi muito destacado, enquanto o sacrifício de Tony Stark foi recebido com um grande destaque. Certamente, nunca foi o estilo da Viúva Negra fazer coisas heróicas para seu próprio reconhecimento, mas a maneira como o filme lida com sua morte mostrou o quanto o MCU realmente a valoriza. Mesmo em sua morte, ela simplesmente serviu como um ponto de virada, uma força empurrando os Vingadores para salvar o mundo.

Felizmente, conforme mostrado em What If…? Na primeira temporada, a Marvel finalmente reconheceu o papel significativo que a Viúva Negra desempenha e sempre desempenhou nos Vingadores. Pode ter levado uma década, mas ela terminar em uma realidade onde ela era mais necessária é exatamente como ela deveria ter sido tratada desde o início.