A Onda de Filmes de Heróis dos Anos 90

Batman 1989 1

Hoje estamos vivendo a era dos filmes dos super-heróis, todo ano são lançadas inúmeras produções do gênero, porém apesar da fase atual de filmes de heróis ser a mais conhecida, ela não é a única, longe disso.

Nos anos 90 tivemos uma até que impressionante demanda para o gênero, que teve inicio após o sucesso do primeiro filme do Batman de 89.

Muitos filmes similares foram lançados, depois que Hollywood percebeu que os super-heróis não precisam ser necessariamente totalmente voltados para o público infantil e aí que tá a pegadinha da coisa.

A maioria desses filmes são com personagens que realmente seguem o estilo do Batman, com poucos ou nenhum poderes e sendo anti-heróis (o próprio Batman de Tim Burton é um anti-herói).

Filmes em sua maioria com personagens sem muitos exageros e muitas adaptações de clássicos dos quadrinhos.

Nesse artigo iremos relembrar esses filmes de heróis (anti-heróis) dos anos 90 que provam que fazer longas da galera do colante não é uma exclusividade atual.

Batman

Batman-1989-2

Lançado em 1989, o filme começou toda uma nova Batmania e ajudou a redefinir o Batman para uma nova geração, a produção estrelada por Michael Keaton, Jack Nicholson e Kim Basinger, também foi o responsável por Hollywood voltar á investir em heróis mascarados e como dito também anti-heróis e por falar nisso o próprio Batman de Tim Burton se encaixa meio que nas duas categorias, pois afinal esse Batman mata.

Capitão América

Ao contrário de hoje que a Marvel conta com o seu próprio estúdio podendo fazer os filmes que quiser, com o dinheiro que quiser, no passado a coisa era mais complicada, ela precisava contar com terceiros e rezar pra sair algo bom e foi justamente o que não aconteceu com um de seus maiores heróis, o Capitão América de 1990 dirigido por Albert Pyun.

A produção B com Matt Salinger vivendo o Sentinela da Liberdade é bem risível (apesar de ter alguns poucos elementos das HQs).

O Fantasma

O-Fantasma-1996

Como dito anteriormente, muitos heróis clássicos chegaram ao cinema nos anos 90 e um deles foi o Fantasma em um filme com Billy Zane vivendo o Espírito que Anda e que divide opiniões até hoje.

Dirigido por Simon Wincer, a produção de 1996 que conta com Catherine Zeta-Jones no elenco se trata de um típico filme de aventura.

A Máscara do Zorro

Ao contrário do Fantasma, a releitura do Zorro lançado em 1998 se saiu melhor, sendo considerado um dos melhores filmes daqueles anos.

Com direção de Martin Campbell, a  produção estrelada por Antonio Banderas, a já citada Catherine Zeta-Jones e Anthony Hopkins é bem divertida e competente.

Rocketeer

Baseado nos quadrinhos de Dave Stevens, Rocketeer foi produzido pela Disney e lançado em 1991, ele mostra as aventuras do piloto Cliff Secord (Billy Campbell) que se torna um herói após encontrar uma mochila á jato.

O filme curiosamente antecipa muitas das coisas que veríamos no MCU, como a mistura de ação e um tom mais bem humorado, talvez não sem motivo anos mais tarde o diretor Joe Johnston também tenha sido o escolhido para dirigir Capitão América: O Primeiro Vingador.

O Sombra

O-Sombra-1994

Adaptação do clássico e sombrio anti-herói dos pulps e do rádio e estrelada por Alec Baldwin, o Sombra era um dos filmes claramente feitos para surfar no sucesso do Batman de Burton, o que é irônico, já que o Sombra é mais antigo do que o Homem-Morcego e justamente uma das suas inspirações.

O filme dirigido por Russell Mulcahy e lançado em 1994, mostra como o cruel empresário Lamont Cranston se redime e passa a combater o crime como o vigilante conhecido apenas como o Sombra.

Dick Tracy

Dick-Tracy-1990

Outro herói clássico dos quadrinhos que chegou ao cinema naqueles anos foi o Dick Tracy, o policial durão dos anos 30 criado por Chester Gould.

Dirigido e estrelado por Warren Beatty, essa outra produção da Disney de 1990, tem nomes muitos famosos no elenco como Al Pacino, Dustin Hoffman e Madonna.

Apesar de pouco lembrado hoje em dia, Dick Tracy é considerado por muitos um filme divertido e que faz justiça aos quadrinhos.

O Corvo

O-Corvo-1994

Pouca gente sabe, mas o sombrio filme estrelado por Brandon Lee (e que infelizmente foi o último do ator graças uma tragédia durante as gravações) é baseado em quadrinhos, mas especificamente na HQ homônima de James O’Barr, ele foi dirigido por Alex Proyas e lançado em 1994;

Na trama o roqueiro Eric Draven e sua noiva são brutalmente assassinados por uma gangue e um ano depois, guiado por um corvo, Eric volta da morte passando á caçar os seus assassinos.

O Juiz

O-Juiz-1995

Em 1995 foi a vez do anti-herói inglês Juiz Dredd chegar ao cinemas em uma produção meio duvidosa com o famoso astro Sylvester Stallone no papel principal e com direção de Danny Cannon.

O filme foi duramente criticado inclusive pelos fãs dos quadrinhos, que não aprovaram as mudanças.

O Máskara

Sim, o famoso filme de comédia que levou Jim Carrey ao estrelato é baseado em quadrinhos, ele foi lançado em 1994, tendo a direção de Chuck Russell.

A história todo mundo conhece, o azarado Stanley Ipkiss encontra uma máscara de madeira mística que lhe dá espantosos poderes de alteração da realidade que o transforma em um bizarro anti-herói.

Vampirella

Vampirella-1996

Não foram só personagens masculinos que ganharam seus filmes naquela década, em 1996 Vampirella a sensual anti-heroína vampira criada por Forrest J Ackerman e Trina Robbins também teve uma produção.

No filme de orçamento extremamente limitado dirigido por Jim Wynorski , Vampirella (Talisa Soto) é uma vampira alienígena que vem para a Terra vingar a morte de seu pai.

Blade – O Caçador de Vampiros

E por falar em anti-herói vampiro chegamos á ele, Blade, o filme com Wesley Snipes que de certa maneira antecipou o cinema de super-herói dos anos 2000 que explodiria com Homem Aranha e X-Men.

Também muito conhecido o filme de ação e terror lançado em 1998 e dirigido por Stephen Norrington ficou bastante popular.

Spawn – O Soldado do Inferno

Outro anti-herói negro que teve o seu filme foi o demoníaco Spawn, a criação de Todd McFarlane que fazia um sucesso absurdo com os seus quadrinhos na época.

Lançado em 1997, com direção de Mark A.Z. Dippé,  infelizmente o filme com Michael Jai White acabou não agradando muito.

Steel – O Homem de Aço

Steel-–-O-Homem-de-Aco

Tendo surgido nos anos 90, o Aço era um dos mais interessantes heróis da DC da época, um inventor negro que na ausência do Superman cria uma armadura para honrar o seu legado.

Fazer um filme dele não me parece tão absurdo assim, ele tinha um bom potencial para o cinema, porém a execução…

Com Shaquille O’Neal sendo John Irons, o Aço, o filme acabou sendo uma esquecível produção de 1997, sem falar no visual bem pobre da armadura do herói.

A direção é de Kenneth Johnson.

O Justiceiro

Ok, talvez esse não tenha sido influenciado pelo Batman, já que saiu no mesmo ano do longa de Tim Burton, mas acho que vale citar assim mesmo uma das raras produções da Marvel da época.

De todos os personagens Marvel Frank Castle talvez seja o mais fácil de adaptar, pois se trata apenas de um homem “comum” que declara guerra ao submundo criminoso após perder a sua família e é justamente por isso que o Justiceiro é um filme tanto esquecível, ele parece apenas mais um filme de ação, um dos inúmeros da época e não uma adaptação de quadrinhos e o fato de ter sido estrelado por um dos brucutus do período, Dolph Lundgren, também ajuda com essa sensação.

Ele foi dirigido por Mark Goldblatt.

Darkman – Vingança Sem Rosto

Antes de dirigir a trilogia do Homem Aranha dos anos 2000 e o recente Multiverso da Loucura, Sam Raimi se aventurou nos super-heróis com Darkman, o único personagem desse artigo que não é uma adaptação de quadrinhos e sim uma criação do próprio Raimi.

Lançado em 1990, o Darkman do título é o cientista Peyton Westlake (Liam Neeson) que cria uma pele sintética para ajudar pessoas com deformidades.

Ele é brutalmente atacado sendo queimado vivo, mas sobrevive adquirindo força e resistência sobre-humanas e assume a identidade de Darkman para se vingar.

Darkman infelizmente é um dos filmes menos lembrados da carreira do diretor.

E você conhecia esses clássicos filmes de “heróis” (anti-heróis) dos anos 90?

Comente.