
A partir de 12 de agosto, Senua’s Saga: Hellblade 2 desembarca oficialmente no PlayStation 5, marcando a estreia do game fora do ecossistema Xbox. E, segundo a própria Ninja Theory, o processo de port foi surpreendentemente tranquilo.
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O diretor técnico Gavin Costello explicou que a base em Unreal Engine 5 facilitou tudo, já que a Epic Games oferece uma integração sólida com o PS5. Assim que a versão para o console da Sony começou a rodar, a equipe de ferramentas passou a enviar builds noturnas e envolver o time de conteúdo no processo.
Um dos trunfos internos foi o sistema chamado “Self Play”, capaz de jogar a campanha inteira sozinho enquanto coleta dados de desempenho. Isso permitiu identificar rapidamente onde otimizar e garantir que o game estivesse funcional do início ao fim já nos estágios iniciais da adaptação.
O único desafio real foi otimizar para o PS5 Pro, pois a versão inicial do Unreal Engine usada no lançamento não estava preparada para o console mais potente. A solução foi retrabalhar recursos e implementar o PSSR, tecnologia que ajuda na qualidade de imagem.
Com o port resolvido sem maiores dores de cabeça, a Ninja Theory pôde focar em criar novos conteúdos e no aguardado modo performance a 60fps.