A24: conheça a produtora que virou grande sucesso nos últimos anos
Estúdio se tornou expoente na produção independente de obras cultuadas e premiadas pelos maiores eventos de celebração à sétima arte
De origem independente à condição de líder em indicações ao Oscar 2023. Esse poderia ser um breve resumo da trajetória da A24. Ainda assim, estaria distante de abranger a transformação e a dimensão do impacto que causa no universo cinematográfico atual.
Se de um lado os filmes de super-heróis saturam previsibilidade, na direção oposta caminham as produções do estúdio independente A24. As obras que levam a assinatura da produtora raramente passam despercebidas pelo público, crítico e leigo, devido a características disruptivas e inovadoras que atravessam roteiro, direção e fotografia.
LEIA MAIS:
Embora tenha sido fundada em 2012, pelos produtores Daniel Katz, David Fenkel e John Hodges, a esteira de conteúdo da empresa reúne títulos de sucesso no formato de longas-metragens, séries para TV/streaming e documentários. Entre especialistas do segmento, existe a percepção de que os “novos clássicos” estão surgindo dessa jovem, porém renomada, produtora.
Criação
Daniel Katz estava na autoestrada A24, na Itália, quando decidiu fundar o seu próprio estúdio, e, por isso, a produtora tem esse nome incomum. Apesar de não ter sido proposital, a curiosa relação com a pista se coincide na velocidade das travessias. Enquanto uma permite o fluxo livre de tráfego, a outra empurra o cinema independente para os tapetes vermelhos e palcos de maior prestígio cinematográfico.
Para promover essa mudança de perspectiva, os produtores se utilizaram do “know-how” da indústria e, ao mesmo tempo, de estratégias modernas. As redes sociais foram fundamentais nesse processo, especialmente quando a empresa atuava apenas como distribuidora. Um exemplo marcante deste período foi o bot da robô Ava, aplicado no Tinder, para divulgar o sci-fi “Ex Machina”, de 2014.
Transformação
Como produtora, a A24 também escolheu atuar de forma inteligente. Desse modo, uma das marcas registradas dos seus conteúdos produzidos é a alta qualidade de roteiro, produção e direção, sem a exigência de cifras bilionárias, mais comuns no cinema convencional. O longa “Moonlight: Sob a Luz do Luar”, de 2016, inclusive, foi o vencedor do Oscar de Melhor Filme com o menor orçamento da história, que, na época, foi de 1,5 milhão de dólares.
Essa não foi a única vez que produções milionárias de Hollywood foram desbancadas. O feito pode novamente se repetir neste ano, visto que o estúdio tem 18 nomeações ao Oscar, sendo que apenas o filme “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” desponta com 11 indicações.
Os longas e as séries do estúdio são aclamados pela crítica e, em sua maioria, estão disponíveis em diferentes plataformas de streaming, o que facilita o acesso não só pela TV, mas por dispositivos móveis como um smartphone ou tablet Samsung, por exemplo.
Filmes
- Lady Bird: A Hora de Voar (Prime Video)
- Hereditário (Netflix e HBO Max)
- O Farol (Apple TV+ e Prime Video)
- Midsommar: O Mal Não Espera a Noite (Globoplay)
- O Quarto de Jack (Star+)
Séries
- Euphoria (HBO Max)
- On The Rocks (Apple TV+)
Vale a pena conhecer essas histórias e o estilo dessa produtora que se esforça para transformar o cenário audiovisual.