Ação judicial contra ‘Toy Story 4’ é arquivada

Quase exatamente um ano atrás, veio a notícia de que o espólio do famoso dublê Evel Knievel estava processando a Walt Disney Company pelo personagem “Duke Caboom” em Toy Story 4. A K&K Promotions, empresa dirigida pelo filho do falecido Evel Knievel, que detém os direitos autorais e marcas registradas de seu pai, entrou com um processo contra a Disney, a Pixar e outras subsidiárias, alegando que o personagem e o filme estão repletos de homenagens e referências à representação de Knievel e até mesmo ao seu próprio brinquedo. No entanto, os tribunais decidirem que a acusação não era suficiente, já que a Bloomberg Law anunciou o arquivamento do caso.

De acordo com o veículo, o Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito de Nevada decidiu a favor da Disney, observando que a “suposta alusão a Knievel” era artisticamente relevante para o filme (por causa da importância relativa de Duke Caboom para o enredo) e que as diferenças entre Caboom e Knievel foram “suficientemente transformadoras” e que provavelmente não haveria confusão entre os dois.

De acordo com entrevistas da época do lançamento do filme, o personagem Duke Caboom não pretendia ser uma parte importante do filme no início, mas foi reforçado para um papel maior depois que Keanu Reeves, que interpreta o personagem na versão original, se encontrou com os cineastas e começou a discutir o projeto, conforme afirmou Josh Cooley em entrevista anterior:

“Uma vez que Keanu veio à mesa, ele estava apenas fazendo todas essas grandes perguntas sobre o personagem. E isso nos fez perceber que não estávamos cavando fundo o suficiente para esse personagem e há uma oportunidade real de tê-lo apoiando a história de Woody de uma forma muito maior.”

Como muitos dos outros personagens de brinquedo apresentados na franquia Toy Story, Duke Caboom foi deixado em uma posição em que aparições futuras seriam possíveis em uma futura sequência. Isso significa que caso um Toy Story 5 seja feito, o personagem poderia retornar, mas até o momento, não existe qualquer informação por parte da Pixar para um quinto filme da saga.