As 10 melhores cenas com a força em !!Star Wars!! no Cinema

Relembre as as melhores cenas com a força em Star Wars no Cinema

No dia 4 de Maio (dia em que este artigo foi escrito), comemoramos o famoso May the 4th be With You, um trocadilho em inglês para uma das frases mais ditas da franquia Star Wars no cinema nos últimos 40 anos: May the Force Be With you (Que a Força Esteja com Você). A frase se espalhou por gerações e esteve em séries, livros, animações e HQs, sejam do cânone atual ou de cânones desconsiderados, se tornando uma frase lendária e uma das mais marcantes do cinema, sendo reverenciada até mesmo em outras franquias que vieram depois. O mais importante a se lembrar é que agora a Saga Skywalker já chegou em seu fim e nos trouxe cenas lindas e impactantes na sua trajetória. Separamos aqui algumas das cenas que mostram o impacto da força. Confira:

10 – Rey cria vida

Começando com o último filme e um dos mais polêmicos da franquia, Star Wars: Episódio 9 - A Ascensão de Skywalker, abrimos a lista com uma surpresa da saga. Rey finalmente está finalizando a sua jornada e seus aprendizados como uma Jedi, mas diferente de tudo o que vimos no cinema até agora, Rey sabe usar a força de maneira diferente, ela aprende estender a sua força para criar vida e curar feridos. Dois momentos provam os novos poderes de Rey, quando ela cura uma serpente gigante e Ben Solo. É bom ver algum usuário da força se distanciando de tudo o que já tenhamos visto.

9 – Os Jedi são traídos

Uma das cenas mais tristes e tocantes da segunda trilogia é quando os Jedi são traídos pelo Imperador Palpatine e o Mestre Anakin Skywalker. Vemos os Jedi da Ordem 66 sendo brutalmente assassinados pelos Clones da República e percebemos em cena como a ordem dos cavaleiros Jedi era frágil, se apoiou em ideologias falhas, sendo derrubada, ou melhor dizendo, traída por um dos seus e pior, vemos como que força não era o suficiente para levar a organização para frente. Não é uma cena bonita, na verdade, é bem triste e traz uma decepção ver os protetores da galáxia sendo assassinados de maneira tão fácil, mostrando a prepotência do Mestre Yoda e do Mestre Mace Windu.

8 – Leia sente que Luke está vivo

No último episódio da trilogia original, presenciamos o fim da primeira de leva de filmes da franquia, vendo o Imperador Palpatine caindo e o Mestre Anakin Skywalker retornando para dar fim ao Império. Luke ainda estava na Estrela da Morte quando a mesma estava para ser destruída. Acontece que mesmo após o jovem Jedi sair da instalação, Leia ainda não sabe que ele está vivo, enquanto todos o guerrilheiros comemoram, ela sente a presença de Luke através da força e revela para Han que é uma Skywalker. Pode ser uma cena rápida, mas é bem poderosa, Leia perdeu sua família e amigos para a guerra, seu único apoio era Han Solo e Luke Skywalker, então nesse filme descobrimos que tanto a Princesa quanto o Jedi são irmãos e é lindo ver que ela ainda tem família, enquanto o Luke, que também perdeu tudo no começo, também tinha. É lindo de se ver e sabemos que no fim de tudo os dois estão reunidos.

7 – Rey descobre a Força

No sétimo episódio da franquia nos deparamos com Rey, uma catadora de sucata que busca por uma vida melhor, diferente de Luke, ela se atrapalha e se mete numa jornada que não era sua, acontece que no mesmo filme, Rey é atraída pela força tendo um deslumbre de sua vida, lembrando da sua infância, do seu presente e vendo um momento futuro. A jovem rejeita logo de cara a possibilidade de ser uma usuária, mesmo com Maz Kanata tentando lhe convencer. Nessa cena vemos o peso da vida da personagem e a solidão que sente, enquanto quer continuar em Jakku para esperar a sua família, a mesma sabe que precisa seguir em frente e agora ela aceita a situação, de que ninguém voltará. É emocionante e conseguimos nos conectar com a Jedi.

6 – Duelo de destinos

Apesar do Episódio 1 ser considerado o pior por muitos fãs da saga, conseguimos ter uma das melhores cenas de luta de toda a franquia. Nesse trecho do filme vemos um jovem Obi-Wan Kenobi, seu Mestre Qui-Gon Jin e o vilão Darth Maul se encontrando para uma luta fatal. É o primeiro duelo entre o lado das luzes e o lado sombrio da força que podemos ver nessa trilogia. É fantástico e poderoso ver uma luta em que algum dos lados precisa perder, além de vermos mais de Obi-Wan, saber de sua inexperiência em batalha e graças a esse momento os Jedi descobrem que estão sendo traídos por alguém de dentro e que os Sith ainda estão vivendo e são fortes.

5 – Luke observa o pôr-do-sol

No primeiro filme lançado nos cinemas nos deparamos com um momento esplêndido da franquia. Enquanto o jovem Luke Skywalker quer buscar por uma vida maior, fazer parte de algo maior, seus tios apenas querem que ele continue na fazenda para não se arriscar bastante no mundo, claro que a cena faz mais sentido depois, mas nesse momento Luke caminha chateado com seus tios até o pôr-do-sol e enquanto observa os dois Sóis de Tattoine, o tema da força cresce em cena, sabemos que o personagem está sendo atraído para uma grande jornada através da força, além da cena ter virado um ícone cultural; seu significado é gigante para a franquia simbolizando seu começo.

4 – Rey e Kylo Ren lutam contra os Sith Troopers

Nessa cena do Episódio 8 vemos Rey sendo capturada pelo Senador Snoke e quando achamos que a personagem será sacrificada por Kylo em comando de Snoke, o aprendiz Sith mata seu mestre e entrega o sabre de luz para Rey dando início a uma luta icônica contra os Sith Troopers, guardas do Senador. Por mais que essa cena frustre algumas pessoas, a cena significa o fim de tudo o que conhecemos da Saga e o início de um novo significado para a força. Rey não quer ser uma Jedi, ela aprende que pode usar a força sem a necessidade de ser uma cavaleira Jedi, enquanto Kylo aprende que não precisa ser um Sith, mas ainda quer destruir toda a galáxia e ser um dominante das estrelas. Enquanto a luta em si mostra a díade da força, ambos discordam, mas ambos sabem que precisam se aliar um ao outro para um bem maior.

3 – Rey é uma ninguém

Outra cena que também não agrada a muitos é a Rey descobrindo sobre si mesma. É uma cena construída e o uso da força é mais que necessário. Em um dos momentos do filme, Rey entra numa caverna em Ahch To e é questionada sobre sua presença, enquanto pede para descobrir a identidade de seus pais, mas se depara com si mesma em uma espécie de espelho. Logo após voltar da caverna, Rey está frágill, Kylo começa manipulá-la, ambos se encontram, lutam contra os Sith Troopers e a protagonista precisa admitir tudo o que já tinha em mente: que era uma ninguém e que toda a sua jornada até então tinha sido para si mesma e não para um bem maior. Apesar da informação, Rey precisa se recompor e lutar pela resistência porque mesmo sendo de lugar nenhum ela ainda poderia escolher o seu lugar.

2 – Yoda mostra seu poder

Em uma cena do Episódio 5, um dos Jedi remanescentes da Ordem 66 ainda está vivo e Luke Skywalker busca por sua ajuda e conhecimento, para treinar e se tornar um cavaleiro Jedi. Conforme Luke avança em seu treinamento, Yoda vai confrontando o jovem aprendiz sobre seus achismos e o menino vai descobrindo que ser um Jedi vai além de usar a força, mas também possuir conhecimento, mostrando como Yoda não é só poderoso, mas também inteligente e confrontante com o rapaz. Porém Yoda mostra mesmo sua grandiosidade quando Luke o confronta sobre seu treinamento e o mestre retira o X-Wing do pântano em que está afundado, deixando o jovem incrédulo com a magnitude e poder de Yoda, sendo ensinado sobre como ele falha por sua falta de crença.

1 – Luke entra na caverna

Na metade do Episódio 5, o jovem Skywalker está se aprimorando no seu treinamento enquanto Jedi, e em algum momento seu mestre, Yoda, o manda entrar na caverna para confrontar o lado sombrio da força. A cena é ótima e mostra Luke se deparando consigo mesmo no traje do vilão Darth Vader, o espectador fica tão instigado com o momento porque não sabe aonde o filme quer chegar. Não sabe se Luke vai virar o Darth Vader, ou se o jovem é relacionado com o vilão, ou até mesmo se o medo dele é ser como o Vader. É algo que constrói o filme para o final da primeira trilogia e é impactante descobrir que não há uma resposta certa quando se vê, mesmo que depois te joguem a resposta, ainda é muito chocante em cena.

A força em Star Wars se mostra em diversos momentos além da nossa compreensão e pode ser prolongada. No episódio 9 mesmo, Rey usa a força para criar vida, ou seja, sempre há o que aprender com a força e que não é apenas um Jedi, assim como Leia estudou várias vertentes da força. Enfim, é lindo demais perceber que apenas um artifício de roteiro para dar sentido a trama nos proporcionou momentos tão icônicos e maravilhosos. Não sabemos o futuro da franquia nos cinemas, mas queremos ver mais da força.

Que a força esteja sempre vocês!