As Maiores Franquias de Espionagem do Cinema

Esse artigo, quase aceite lê-lo é sobre os principais espiões do cinema, está pronto para isso agente?

bond bourne hunt 1

Espiões, agentes secretos, aqueles personagens que se infiltram em território inimigo, impedem loucos de destruir o mundo, fazem missões impossíveis ou “simplesmente” o trabalho sujo do governo.

Histórias de espionagem já são velhas conhecidas da cultura pop, estando presentes na literatura, nos quadrinhos, nos games e por aí vai, representada por personagens como Nick Fury, Viúva Negra, Solid Snake e etc.

LEIA MAIS:

No artigo de hoje iremos relembrar algumas das mais famosas e bem sucedidas franquias de agentes secretos do cinema, preparado?

Atenção, esse artigo irá se auto destruir em um trinta segundos, então leia rápido.

James Bond

Bem, quando se fala em espiões famosos do cinema temos que começar a lista com ele, o mais conhecido todos.

Já fizemos todo um dossiê do 007 antes, por isso agora só podemos dizer que a importância dessa franquia para o cinema a literatura é enorme e que estamos ansiosos para saber quem será o novo interprete do charmoso espião daqui para frente.

Todos os filmes lançados do espião estão no Prime Video.

Missão Impossível

Por muitos anos James Bond reinou absoluto como a única franquia de espionagem do cinema duradoura, até que aos poucos isso foi mudando, outras franquias começaram a surgir, como a incrível Missão Impossível.

Baseada na série de TV homônima dos anos 60, Missão Impossível chegou aos cinemas em 1996 com direção de Brian De Palma e estrelado por Tom Cruise, esse primeiro filme fez um bom sucesso, e foi seguido por outros filmes, o controverso Missão Impossível 2 de 2000 e dirigido por John Woo e o terceiro, lançado em 2006 e comandado pelo na época recém saído da TV,  J. J. Abrams, mas Missão Impossível só se tornaria uma franquia no “estilo” de James Bond mesmo á partir do quarto filme, Protocolo Fantasma de 2011, onde se passou a ter um intervalo menor entre os filmes.

A franquia conta agora com seis filmes e com mais dois á caminho.

Nos longas acompanhamos as…missões impossíveis que Ethan Hunt e seus aliados precisam realizar para salvarem o mundo de lunáticos e inimigos poderosos.

Missão Impossível – Acerto de Contas Parte 1 estreia dia 13 de Julho e os filmes já lançados na franquia podem ser vistos em serviços como Star Plus e HBO Max.

Franquia Bourne

Jason Bourne

Baseada na série de livros de Robert Ludlum, a série de filmes do agente ultra treinado e amnésico do governo americano tem uma pegada diferente das anteriores.

Enquanto Bond e Hunt são heróis (ou anti-heróis dependendo do ponto vista) que tendem pra uma visão mais patriota, a série Bourne tem um estilo mais cínico e porque não dizer “realista”, onde os agentes são meras armas, meros instrumentos do governo e podem ser descartados quando saem da linha.

A franquia estrelada por Matt Damon também ficou conhecida pela câmera tremida e o corte rápido em cenas de lutas que influenciou muitos filmes de ação depois (inclusive e ironicamente, os filmes de Bond da era Daniel Craig).

Existem os que não gostam desse estilo, mas é inegável dizer que impressiona na tela.

Bourne teve cinco, filmes: A Identidade Bourne (2002), A Supremacia Bourne (2004), O Ultimato Bourne (2007), O Legado Bourne (2012) e Jason Bourne (2016).

Todos os longas com exceção de o Legado Bourne foram estrelados por Damon e com Paul Greengrass dirigindo a maioria deles também.

O já citado Legado Bourne foi protagonizado por Jeremy Renner.

Os longas estão disponíveis no Prime Video, Star Plus, entre outros serviços.

E dessas três franquias de espionagem, qual é a sua favorita?

Comente.