Balatro: Desenvolvedor explica ausência de DLC pago

LocalThunk, desenvolvedor de Balatro, explica por que o jogo não oferece DLC pago, destacando o impacto na experiência do usuário.

Balatro: Desenvolvedor explica ausência de DLC pago

LocalThunk, desenvolvedor de Balatro, revelou o motivo pelo qual o jogo não possui conteúdo adicional pago, apesar de seu sucesso desde o lançamento em 2024. O desenvolvedor destacou a prática incomum na indústria de jogos, onde a monetização via DLC e passes de temporada é frequente, muitas vezes planejada antes mesmo do lançamento dos títulos.

Em publicações na plataforma Bluesky, LocalThunk abordou a ausência de DLC pago em Balatro e indicou que essa política deve permanecer no futuro. O desenvolvedor declarou: “A razão honesta pela qual não tenho microtransações/passes de temporada/anúncios/100 DLCs/etc. em Balatro não é apenas sobre a ética dessas práticas, mas porque quando jogo outros jogos que têm essas coisas, me dá vontade de colocar meu computador na máquina de lavar louça e configurá-la para panelas e frigideiras.”

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LocalThunk observou a forma como as empresas integram tais elementos: “Eu entendo por que as pessoas adicionam essas coisas, mas você está prejudicando sua experiência de usuário se os jogadores têm sua primeira impressão e também são bombardeados com um monte de bobagens que não são realmente o jogo.”

O desenvolvedor ressaltou que a saturação de telas que promovem conteúdo extra pode ser desagradável, especialmente para novos jogadores. Ele argumenta que o conteúdo adicional deve ser um motivo de entusiasmo, e não uma imposição inicial. Essas declarações indicam que é improvável que Balatro receba expansões pagas, embora futuras atualizações gratuitas, como as de “Friends of Jimbo”, possam ocorrer.

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A decisão de LocalThunk se destaca em um cenário onde a maioria dos grandes jogos lança DLC e passes de temporada. Balatro já vendeu mais de 5 milhões de cópias e recebeu avaliações positivas, o que sugere que a ausência de custos adicionais não prejudicou seu desempenho. O desenvolvedor está ciente de que o DLC existe para compensar custos de desenvolvimento ou estender a vida útil de um jogo, mas enfatiza que a abordagem de muitos títulos pode ser predatória ou indesejável.

Em uma era onde os jogadores se sentem constantemente pressionados a gastar mais em passes de temporada, DLC e jogos como serviço, Balatro se mantém como um jogo que exige apenas uma compra inicial.

Autor do artigo Ericki Chites
Fundador e jornalista do CineVício. Programador nas horas vagas (ou vice-versa), fã declarado de Breaking Bad e apaixonado por cinema e séries desde sempre. Transformei meu vício em cultura pop em trabalho — e sigo escrevendo, codando e comentando sobre tudo isso por aí.