Clube dos Cinco: Relembrando um clássico dos anos 80

Clube dos Cinco: Relembrando um clássico dos anos 80

Aqui no site já falamos de um bom número de filmes clássicos dos tumultuados anos 80, mas poucos são tão clássicos quanto esse longa lançado em 1985.

Dirigido e escrito por John Hughes, um dos diretores e roteiristas mais prestigiados daquela década, Clube dos Cinco (The Breakfast Club no original) é um dos filmes que viraram sinônimo de anos 80 e um dos melhores á retratar os dramas da adolescência.

Chegou a hora de relembramos o porque desse filme ser tão prestigiado, nos acompanhem.

Clube problemático

Clube dos Cinco: Relembrando um clássico dos anos 80

Pra quem não conhece a trama, os personagens não fazem parte exatamente de um clube, todos eles são estudantes problemáticos que ficaram em detenção, sendo obrigados á passarem um sábado na escola.

O grupo é formado por John Bender (Judd Nelson) um típico bad boy, Claire Standish (Molly Ringwald) uma “patricinha”, Andrew Clark (Emilio Estevez) o atleta da escola, Allison Reynolds (Ally Sheedy) uma garota extremamente quieta e Brian Johnson (Anthony Michael Hall) um nerd da época que ser nerd não era moda.

Os jovens ficam sob a supervisão do diretor assistente Richard Vernon (Paul Gleason), um sujeito um tanto quanto autoritário além da conta.

De início os adolescentes tem rixas, chegando quase á se agredirem, mas com o tempo descobrem serem parecidos, com problemas similares, que os fazem criarem um vínculo único.

Passando a mensagem

Clube dos Cinco: Relembrando um clássico dos anos 80

Á primeira vista alguns podem se questionar o motivo do filme ser ter aclamado, já que ele se passa o tempo todo em uma mesmo local (uma escolha fechada) e por ter poucos personagens, aparentemente não teria muita história para contar.

Nas mãos de um diretor ou um roteirista menos competente, o filme poderia ter saído bem problemático, mas felizmente não foi o caso aqui. Hughes mostrou várias vezes ser um gênio, sabendo explorar bem os dramas da adolescência, considerados por muitos como a fase mais difícil da vida de uma pessoa. Adolescentes não são mais crianças, mas também ainda não são adultos, eles estão no meio termo e suas atitudes e experiências que irão definir o que eles serão no futuro.

O filme faz isso muito bem, mostrando como a sociedade e muitas das vezes a própria família podem ser severas e até mesmo injustas e cruéis com os jovens.

Clássico merecido

Clube dos Cinco: Relembrando um clássico dos anos 80

Clube dos Cinco merece sim todos os elogios dados á ele no decorrer dos anos, sendo na opinião de muitos (a minha inclusa) o melhor filme sobre adolescência e vida escolar.

O longa se tornou um cult tendo um legado grande até hoje, o que inclui a principal música vinculada á ele, a Don’t You (Forget About Me) da banda Simple Minds.

Só nos últimos anos houve referências ao longa em outros filmes como Homem Aranha: De Volta ao Lar, Jogador N° 1, o reboot de Power Rangers e Bumblebee mostrando que a sua influência ainda está bem viva e esperamos que continue assim por muito tempo.

Ver comentários