Christopher Nolan está em negociação para lançar próximo filme

Depois de anos trabalhando com a Warner Bros., Christopher Nolan está supostamente negociando seu próximo filme em Hollywood, em busca de um novo contrato após alguns anos difíceis com o estúdio. O próximo filme de Nolan é uma história da época da Segunda Guerra Mundial centrada no cientista J. Robert Oppenheimer, o homem considerado o “pai da bomba atômica”. Parece que vários estúdios, incluindo Sony e Universal, estão pelo menos considerando a ideia, mas não há acordos firmados neste momento, e Nolan poderia plausivelmente ainda acabar na Warner.

Nolan fez a maioria de seus filmes desde 2002 com o estúdio, mas a relação começou a se desintegrar em 2020, quando a Warner Bros. repetidamente adiou a data de lançamento de Tenet em meio à pandemia global. Tanto Nolan quanto o estúdio esperavam que o filme fosse um divisor de águas que levasse as pessoas de volta aos cinemas em massa, mas isso nunca aconteceu, e o filme foi apenas um modesto sucesso de bilheteria no mercado interno.

Nolan é uma marca em si mesmo, fazendo filmes que normalmente custam mais de US$ 100 milhões, mas geram lucro com a força de ser “o novo filme de Christopher Nolan”. Ainda assim, não está claro qual será o impacto a longo prazo da pandemia nas bilheterias e, até agora, parece que muitos filmes estão lutando para estrear nos cinemas. A conhecida aversão de Nolan aos lançamentos digitais pode ser um problema. Parte de seu problema com a Warner Bros. foi que ele ficou chateado quando eles mudaram sua lista de lançamentos de 2021 para o lançamento diário pela HBO Max. 

Mesmo antes da mudança para a HBO Max, no entanto, o  lançamento de Tenet estava cheio de tensão – Nolan foi claro sobre sua insatisfação com o atraso e insistiu que fosse dado um lançamento nos cinemas a ponto de receber algumas críticas por ignorar os perigos da pandemia para que ele pudesse exibir o filme do jeito que ele queria. Isso poderia ser visto como uma extensão dos exigentes padrões técnicos de Nolan, que limitaram o lançamento inicial de Dunkirk porque muitos cinemas não tinham equipamentos e telas que atendessem às suas especificações técnicas para uma experiência de visualização ideal.

O site Deadline relata que Cillian Murphy, que trabalhou com Nolan em vários projetos, incluindo a  trilogia Cavaleiro das Trevas, provavelmente estará envolvido no filme de Oppenheimer. Outros detalhes em termos de história e elenco ainda estão em segredo.