Cinco grandes filmes de origem que foram verdadeiros sucessos
Relembre com a gente àqueles filmes de origem simplesmente sensacionais!
Fazer filmes de origens com super-heróis não é uma tarefa fácil. O diretor e os roteiristas tem de apresentar essa nova versão do herói em questão, suas motivações, seus coadjuvantes e ainda estabelecer um vilão. Fazer tudo isso em duas horas, nem sempre funciona.
LEIA MAIS:
Felizmente, tivemos uma boa quantidade de filmes de origem que se saíram muito bem, criando verdadeiras franquias de sucessos e trazendo um novo interesse para o herói título.
Nesse texto iremos relembrar cinco desses filmes, que são excelentes em suas execuções.
Superman – O Filme (1978)
Ele ainda é a melhor versão da origem do Superman nos cinemas (e pelo visto irá continuar sendo por um bom tempo).
Toda a verdadeira essência do maior super-herói de todos os tempos se faz presente na obra.
Dirigido por Richard Donner, com Christopher Reeve, Margot Kidder e Gene Hackman no elenco, ficando eternizados como Superman/Clark Kent, Lois Lane e Lex Luthor, a grande produção entrou para a história do cinema e da cultura pop, por suas cenas icônicas, o carisma de Reeve, a história bem estruturada e a inesquecível trilha sonora de John Williams.
Aos olhos de muitos, não importa quantas releituras o personagem ganhe, Superman – O Filme sempre será uma referência.
Batman Begins (2005)
Tendo como base HQs como Batman: Ano Um e O Longo Dias das Bruxas, Batman Begins, recomeçou de forma maravilhosa a saga do Batman no cinema.
A direção primorosa de Christopher Nolan, unida há uma trama excelente e um elenco espetacular, fizeram de Batman Begins um dos melhores e mais memoráveis filmes do Batman e de super-heróis em geral.
Claro, o filme tem alguns poucos deslizes (algumas cenas de lutas meio esquisitas por exemplo), mas as suas qualidades se destacam.
O Batman de Tim Burton é um clássico e esperamos que o futuro longa estrelado por Robert Pattinson, também seja ótimo (ao contrário de uma outra releitura recente), porém a versão do Nolan irá ficar para sempre registrada como uma das melhores.
Homem Aranha – O Filme (2002)
O Homem Aranha demorou vários anos para ser levado aos cinemas, a produção de um filme do mesmo se arrastou pelos anos 80 e 90 e muita gente se envolveu no projeto, da Cannon Films á James Cameron.
Até mesmo o Michael Jackson queria comprar a Marvel para produzir e estrelar um filme do herói (isso é sério).
Só em 2002, esse tão esperado longa foi finalmente lançado.
Dirigido por Sam Raimi, um diretor mais conhecido pelos seus filmes de terror e humor negro e estrelado pelo praticamente desconhecido na época Tobey Maguire, Homem Aranha – O Filme se tornou um dos mais populares e queridos filmes de super-heróis.
Como o Superman do Donner, não importa quantos outros atores vivam o herói aracnídeo, Maguire se eternizou no papel.
O primeiro filme pega bem o espírito das clássicas histórias criadas por Stan Lee e Steve Ditko e apesar de tomar algumas liberdades (Mary Jane ao invés de Gwen, por exemplo) e ter alguns defeitos (O visual do Duende Verde é um deles), o filme é sensacional, principalmente por mostrar bem o verdadeiro espírito do Homem Aranha (Coisa também vista em sua sequência e em Homem Aranha no Aranhaverso).
X-Men: Primeira Classe (2011)
Entre os longas dos famosos mutantes, existem obras excelentes como X-Men 2 e Logan, filmes medianos como Apocalipse e outros que é melhor esquecer (estou me referindo á Fênix Negra é claro).
Um dos bons filmes da saga, é um que originalmente seria uma releitura, um recomeço para a mesma, o sensacional X-Men: Primeira Classe.
A ideia original era fazer um filme de origem para o Magneto, mas os produtores perceberam que a história iria funcionar melhor mostrando como a amizade de Erik Lehnsherr e Charles Xavier se tornou uma rivalidade, quando os dois se dão conta dos seus pontos de vista diferentes sobre a relação entre mutantes e humanos.
Com direção de Matthew Vaughn e com James McAvoy e Michael Fassbender vivendo versões jovens de Xavier e Lehnsherr nos anos 60, o filme conta uma origem muito boa para os X-Men e sua batalha contra Sebastian Shaw (Kevin Bacon) e o seu Clube do Inferno.
O longa ajudou á revitalizar a franquia dos X-Men, que naquela altura estava com a imagem abalada graças á filmes ruins como X-Men: O Confronto Final (2006) e X-Men: Origens Wolverine (2009).
First Class é com certeza um dos melhores filmes dos Filhos do Átomo (Alguns o consideram o melhor).
Homem de Ferro (2008)
E finalizamos a lista com um filme do MCU, na verdade o primeiro deles.
É até impressionante constatar, mas tem mais de dez anos, que o Homem de Ferro de Robert Downey Jr. alçou voo pela primeira vez.
Com a grande direção de Jon Favreau e um roteiro bem estruturado, o primeiro filme do Homem de Ferro é um excelente filme de origem, que também introduziu um novo universo, mas foi devagar e pontual, não entupindo o longa de referências logo de cara, o foco era contar a história de como o industrial arrogante e egoísta Tony Stark renasceu como um super-herói e isso ele faz muito bem.
Existem outros bons filmes de origem no universo compartilhado da Marvel como Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) e Homem-Formiga (2015), mas Homem de Ferro continua sendo um dos melhores.
—
E na opinião de vocês quais são outros bons longas de origem ?
Comentem, a sua participação é importante.