Diretor de ‘Duna’ explica por que insistiu em dividir o livro em dois filmes

O diretor de Duna, Denis Villeneuve, revela por que decidiu dividir o clássico romance de ficção científica em duas partes. O longa conta a história de um jovem chamado Paul Atreides (Timothée Chalamet), filho do duque Leto Atreides (Oscar Isaac). O foco é sua família enquanto eles são forçados a lutar uma guerra contra seus inimigos de longa data, os Harkonnens, depois que seu pai aceita a administração do planeta deserto Arrakis.

Villeneuve conversou com a Wired para uma entrevista virtual durante a pós-produção do filme. Ele explicou sua escolha de adaptar a história em duas partes e revelou porque ele achava que essa divisão era o caminho certo a seguir. Ele apontou para o fato de que uma história dessa magnitude e escala seria “demais” para se encaixar em apenas um filme. Entenda:

“A decisão que tomei logo no início, e todos concordaram com ela, é que o livro é… há muito para contar. Era demais para um filme. Ou você faz um filme de cinco horas e todo mundo te odeia porque é muito longo. Então decidimos fazê-lo em duas partes. A história do primeiro filme se sustenta. Quando você olha para ela, eu acho que é satisfatória. Mas para completar a história, você precisa de um segundo filme.”

Com o tão esperado lançamento de Duna se aproximando rapidamente, a pontuação do filme no portal Rotten Tomatoes está atualmente em 89%, mas os fãs ainda precisam esperar até 21 de outubro. O filme é baseado no livro escrito por Frank Herbert, de 1965, e apresenta um elenco repleto de estrelas, incluindo Timothée Chalamet, Oscar Isaac, Rebecca Ferguson, Josh Brolin, Javier Bardem, Dave Bautista e Stellan Skarsgard.