Diretor de ‘Halloween Kills’ explica por que é complicado filmar com a máscara de Michael Myers

David Gordon Green, o diretor de Halloween Kills, explicou os surpreendentes desafios técnicos apresentados pela máscara de Michael Myers. Halloween Kills é o 12º filme da franquia Halloween e o segundo da trilogia Blumhouse que começou com Halloween em 2018. O filme, que chega aos cinemas em 15 de outubro, é estrelado por Jamie Lee Curtis, Judy Greer, Andi Matichak, Nick Castle, James Jude Courtney e Anthony Michael Hall. Kyle Richards, Nancy Stephens e Charles Cyphers também reprisarão seus papéis do Halloween original de 1978.

Como muitos já devem saber, Michael Myers é o assassino que ameaça as vítimas nos filmes do Halloween, exceto em Halloween III – A Noite das Bruxas. Ele é a personificação do mal, que acabou levando-o a assassinar sua irmã adolescente. Um dos elementos icônicos do personagem é sua máscara em branco, que foi originalmente criada pintando em spray uma máscara de William Shatner.

Embora a máscara em si seja icônica, a maioria das pessoas nunca pensou em como é realmente fazer um filme com ela. Durante uma sessão de perguntas e resposta da Comicbook, David Gordon Green discutiu os desafios de equilibrar todas as necessidades da história com os requisitos técnicos da máscara de Michael. Enquanto ele discutia a importância de fazer cada cena funcionar emocionalmente, ele disse que às vezes isso é difícil devido a iluminação.

Em termos de desafios, sinto que normalmente estou muito preparado tanto para a parte técnica como para a performance. Então, quando você está tentando fazer algo com a realidade de uma cena de morte, ou certificando-se de que o efeito parece real, às vezes eu fico tão preso a isso, que negligencio a atenção à atriz e à performance. Ou às vezes eu fico tão focado nisso que… como devemos filmar a mordaça para que a iluminação fique certa…

A máscara de Michael Myers, ela só funciona em certos ângulos e certos ambientes de iluminação. Então, às vezes você fica tão envolvido no diálogo que pensa: “Oh, espere. Mas a máscara não está recebendo o amor de que precisa pelo departamento de iluminação.” E então é meio que fazer malabarismos com todas essas técnicas… Quer dizer, não há nenhuma cena neste filme que seja apenas duas pessoas conversando em uma sala. Portanto, é muito difícil tentar descobrir o que priorizar. Está na atmosfera, está no técnico, está no emocional.

Uma máscara branca que é vista quase exclusivamente em cenas de escuridão certamente causaria muitos problemas que precisam ser resolvidos. É um desafio que todo diretor de uma sequência de Halloween enfrentou. No entanto, com um filme que mostra o retorno de tantos personagens icônicos, é importante para eles enfrentarem a um vilão que se pareça com aquele que eles lutaram tantos anos atrás.