Os Simpsons: Disney+ remove episódio que crítica a China
O Disney+ removeu um episódio de Os Simpsons de seu serviço de streaming em Hong Kong devido ao seu conteúdo crítico sobre o governo da China. “One Angry Lisa” (temporada 34, episódio 2) inclui uma referência a “campos de trabalhos escravos” na China, que é considerada uma crítica às políticas do país em relação à população muçulmana em Xinjiang.
A Disney não comentou a remoção do episódio, mas isso está de acordo com a política da empresa de seguir as leis e regulamentos locais em todos os territórios onde atua. Esta não é a primeira vez que a Disney remove conteúdo de sua plataforma na China, já que um episódio bem antigo de Os Simpsons, que comentou sobre o massacre da Praça Paz Celestial em 1989, também foi retirado do serviço em Hong Kong.
A decisão da Disney de remover o episódio reacendeu as críticas à empresa, que tem interesses econômicos na China, incluindo parques temáticos em Hong Kong e Xangai. A Disney se beneficiou recentemente do lançamento de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre e Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania na China após um hiato de três anos.
A remoção do episódio de Os Simpsons provavelmente será vista como um favorecimento ao governo chinês