Dossiê Rambo

Relembre os filmes desse clássico herói de ação dos anos 80.

Rambo Destaque

Hoje é dia de falar de uma das maiores franquias de ação de todos os tempos, filmes que marcaram época e fizeram de Sylvester Stallone um verdadeiro astro.

Sim, os filmes do Rambo.

Origem Literária

Rambo Livro

Pouca gente sabe, mas John Rambo não surgiu no cinema, ele é um personagem oriundo da literatura, do romance First Blood de 1972, escrito por David Morrell.

Esse Rambo do livro é bem diferente do cinema, bem mais psicótico e sem querer dá spoilers, a coisa não acaba bem pra ele.

Rambo: Programado Para Matar

Rambo 1982

Depois dos direitos do livro terem sendo vendidos para Hollywood e após um longo processo de desenvolvimento Rambo finalmente chegou aos cinemas em 1982.

Estrelado por Stallone que já fazia sucesso na época por causa da franquia de Rocky Balboa e dirigido por Ted Kotcheff, o longa é o menos “heroico” do que se tornaria uma nova franquia e o mais pé no chão.

A trama se aproxima do livro, nela John Rambo é um veterano do Vietnã que volta para casa e passa a vagar pelos EUA.

Ele passa pela pequena cidade de Hope e o xerife Will Teasle (Brian Dennehy) o considerando um vagabundo acaba criando uma rivalidade com o soldado que ganha proporções fatais.

Como dito esse primeiro longa é o menos fantasioso da saga.

Rambo já é habilidoso, mas está longe de ser a máquina de matar quase sobre-humana das sequências, a coisa aqui é mais drama do que ação.

First Blood como é chamado no original tendo o mesmo nome do livro homônimo fez sucesso, o suficiente com público e crítica para garantir uma sequência.

Rambo 2 – A Missão

Rambo 2

Em 1985 chegava aos cinemas a esperada sequencia, Rambo:  First Blood Part 2, chamado no Brasil de Rambo 2: A Missão.

Depois dos acontecimentos do primeiro filme Rambo acabou preso, mas nesta sequencia é solto para voltar ao Vietnã em uma missão para averiguar se prisioneiros americanos ainda estão no país.

Mas claro que quando Rambo descobre que realmente existem prisioneiros por lá, contra ordens diretas faz de tudo para resgatar os soldados.

Com direção de George P. Cosmatos e com James Cameron ajudando no roteiro, o filme deixa o drama de lado e foca totalmente na ação, é realmente nesse longa que a fama de Rambo como um exército de um homem só começou e ele se tornou um ícone do cinema de ação dos anos 80.

Os críticos dessa vez não aprovaram tanto a proposta com o filme ganhando até mesmo o infame premio Framboesa de Ouro de pior longa, mas o público amou, fazendo dele um sucesso enorme de bilheteria.

Rambo III

Rambo 3

E claro que com o sucesso do segundo, um terceiro filme também acabaria acontecendo.

Lançado em 1988, Rambo III abraça de vez os exageros e tem tanta cenas de ação improváveis nesse filme que ele quase chega perto de se tornar uma fantasia.

Dirigido por Peter MacDonald, a trama mostra Rambo deixando o mosteiro budista onde procurava paz, para ir até o Afeganistão resgatar seu velho mentor e amigo Coronel Trautman (Richard Crenna) que caiu nas garras dos soviéticos, aqui os grandes vilões do filme.

O terceiro filme é considerado um dos mais violentos da história até hoje e também se envolveu em uma controvérsia após os atentados de 11 de Setembro, pois o povo afegão oprimido que o anti-herói ajuda no longa, aos olhos de alguns estariam relacionado aos terroristas, mas na realidade a coisa não é bem assim no filme e isso na verdade se trata de uma lenda urbana.

Rambo IV

Rambo IV

Por muito tempo se pensou que Rambo ficaria eternamente como uma trilogia, até que em 2008, Stallone voltou ao personagem no ainda mais sangrento e brutal Rambo IV.

Ambientado na Birmânia, Rambo lidera uma equipe de mercenários contradados para resgatarem um grupo de missionários feitos prisioneiros por militares sádicos.

Dirigido e escrito pelo próprio Stallone, o filme como já dito tem uma violência brutal que desagradou parte da crítica e até mesmo do público, mas ele fez um bom sucesso nas bilheterias.

Rambo: Até o Fim

Rambo V

E o mais recente filme de John Rambo e ao que parece realmente o último dessa vez, é o Rambo – Até o Fim (Rambo: Last Blood no original), lançado em 2019 e com direção de Adrian Grunberg.

Tão violento quanto seu antecessor, na história após finalmente voltar para casa Rambo se torna uma figura paterna de uma menina chamada Gabriela Beltran (Yvette Monreal), quando a adolescente é sequestrada por um cartel mexicano, o anti-herói vai até o México encontrá-la, começando uma onda de mortes.

O filme se envolveu em polêmicas sendo acusado de xenofóbico por retratar o México de forma muito estereotipada e para muitos é considerado o pior da franquia.

Além dos Filmes

Rambo Cartoon

Além dos longas e ter tido novos romances depois do original, o Rambo também se tornou um personagem muito popular inclusive com o público infantil (eram os anos 80), tendo brinquedos, linha de action figures e até uma série animada á lá G.I. Joe chamada de Rambo: The Force of Freedom (que claro amenizava muito as coisas em comparação aos filmes).

O anti-herói também teve quadrinhos e uma boa quantidade de games (sem falar que foi inspiração direta para algumas franquias dos videogames, como Ikari Warriors da SNK e Contra da Konami).

E você gosta dos filmes do Rambo?

Qual é o seu favorito?

Comente.