Duna: Entenda o significado do rato do deserto
ALERTA DE SPOILERS
O filme duna tem chamado a atenção do público pelo seu ótimo roteiro, pelas suas cenas de ação, mas também por ter um universo totalmente encantador. E um fato em especial tem sido muito notado, que é a relação do protagonista Paul Atreides (Timothée Chalamet) com o rato do deserto.
Em Arrakis, o rato que é chamado de muad’dib é considerado uma criatura sábia, guerreira e capaz de vencer todas as adversidades. E mais adiante no livro, Paul adota o nome de muad’dib para si próprio, após ele ser aceito na cultura Fremen.
O protagonista faz isso pois ele se identifica com o rato, pois apesar de ser jovem, Paul já sofreu muito, tendo passado por um duro treinamento e acabando por perder o seu pai. Além disso uma das principais constelações de Arrakis se parece com o rato do deserto e portanto, também recebeu o nome do muad’dib. Como a cauda do rato na constelação aponta para o norte, é um marco importante para a navegação no deserto.
Então no livro, Paul tem uma premonição de que ele será chamado de muad’dib pelos Fremen, pois ele acaba se tornando o líder e o libertador do povo de Arrakis. Tendo assim reunindo todos os significados que são atribuídos ao rato de deserto, sendo um sobrevivente, um símbolo de luz e um líder. Porém só saberemos mais sobre a mitologia de Duna em uma possível sequência.
Duna está em cartaz nos cinema brasileiros.