
Um relatório da Bloomberg com fontes anônimas revelou os motivos por trás do cancelamento do jogo do Pantera Negra que estava em desenvolvimento na Electronic Arts. O projeto, que já durava quatro anos, ainda não havia saído da fase de pré-produção quando foi interrompido.
Segundo ex-funcionários da Cliffhanger Games, estúdio responsável pelo desenvolvimento, o progresso do jogo era o mais lento entre todos os projetos da EA na época. Apesar de ter alcançado um marco importante no desenvolvimento, que normalmente define se um jogo continua ou não, a produção não conseguiu avançar como esperado.
Um dos principais desafios técnicos estava relacionado ao sistema inspirado no Nemesis System, mecanismo que tornou famosos os jogos Middle-earth da Monolith Productions. No Pantera Negra, esse sistema permitiria que os Skrulls, raça alienígena do universo Marvel, reagissem às ações do jogador, se transformando e se infiltrando como aliados.
O jogo também planejava uma dinâmica onde Shuri, T’Challa e Killmonger competiriam pelo manto do Pantera Negra, com os jogadores desenvolvendo relações de rivalidade ou aliança com esses personagens. Esses elementos complexos teriam dificultado a demonstração do projeto para os executivos da EA.
Além dos desafios técnicos, a Cliffhanger Games enfrentou problemas logísticos por estar montando seu estúdio simultaneamente ao desenvolvimento do jogo. A localização em Kirkland, Washington – uma das áreas mais caras dos EUA – e o fim das contratações remotas pela EA aumentaram significativamente os custos do projeto.
Apesar do cancelamento, a EA continua desenvolvendo outros jogos da Marvel, incluindo um título do Homem de Ferro pela Motive Studio e dois projetos ainda não revelados. Marvel 1943: Rise of Hydra, outro jogo com o Pantera Negra, mas não publicado pela EA, permanece em produção apesar de recentes atrasos.