Eleven pode derrotar Vecna (e o Mundo Invertido) dessa forma em Stranger Things 5

A quarta temporada de Stranger Things já mostrou ao público como Eleven pode derrotar Vecna na temporada final da série da Netflix. Quando a 4ª temporada terminou, a cidade de Hawkins ficou se recuperando de uma fratura semelhante a um terremoto entre a realidade e o Mundo Invertido causado por Vecna. Embora Eleven tenha conseguido impedir que Vecna matasse Max, a brecha entre os dois mundos já havia sido aberta. Quando a quarta temporada de Stranger Things terminou, Hawkins observou o céu ficar vermelho e as cinzas caírem sobre a cidade anteriormente tranquila.

Vecna controla o Mundo Invertido e seus monstros. Anteriormente conhecido como Henry Creel e Um, Vecna sempre usou seu poder para o mal, começando jovem, quando matou sua mãe, irmã e incriminou seu pai. Após o massacre no laboratório de Hawkins, Eleven baniu Um para o Mundo Invertido, onde Henry assumiu o controle do Devorador de Mentes, modelando-o em sua própria imagem e criando a besta que aterrorizou Hawkins na terceira temporada de Stranger Things.

Eleven pode retomar o controle de Vecna

Vecna aparentemente tem o controle sobre o Mundo Invertido, sendo ele o único residente humano banido por Eleven. Com a antiga casa de sua família como base, Vecna estabeleceu o controle sobre o Mundo Invertido, usando a mente coletiva para executar remotamente os residentes de Hawkins. No entanto, Vecna não é tão poderoso quanto Eleven em Stranger Things. Dado que Vecna estabeleceu esse controle sobre o Mundo Invertido e o Devorador de Mentes, é lógico que Eleven poderia tomar o controle do Mundo Invertido de Vecna.

Eleven demonstrou a habilidade de dominar Vecna quando ela pegou carona na memória de Max e novamente depois que Vecna a fez refém no Mundo Invertido. Eleven foi quem primeiro abriu o portão para o Mundo Invertido, uma habilidade na qual Vecna era menos adepto. Vecna teve que esperar que Eleven abrisse o portão pela primeira vez na 1ª temporada antes que ele pudesse se infiltrar em Hawkins e começasse a abrir seus próprios portões. Dado esse poder, é plausível que Eleven, com o suporte e as ferramentas certas, possa retomar o controle de Vecna.

O salto no tempo significa que Onze pode ficar mais forte

Stranger Things 5 terá um salto no tempo, conforme confirmado pelos criadores da série, os Duffer Brothers. Embora as temporadas anteriores tenham apresentado saltos de tempo entre sete e 10 meses, não está claro como a 5ª temporada realizará um salto de tempo tão significativo, já que a 4ª temporada terminou em um momento de angústia ao que estava acontecendo. O salto no tempo pode ser crucial para Eleven, que só recuperou seus poderes no final da quarta temporada de Stranger Things. Os poderes de Eleven demonstraram funcionar de maneira semelhante aos músculos; quanto mais ela os usa, mais fortes eles ficam. Tal foi o caso durante seu treinamento no laboratório Hawkins, bem como quando ela praticou o controle de seus poderes com Kali, a irmã perdida de Eleven.

Logicamente, Eleven começará a treinar para lutar contra Vecna imediatamente após a conclusão da 4ª temporada; ao contrário das temporadas anteriores, o final da quarta temporada não deu a nenhum dos personagens uma falsa sensação de segurança. Ou seja, quando o Mundo Invertido se infiltrou em Hawkins, a urgência da situação foi sentida por todas as partes. Ainda assim, o salto no tempo faz sentido; Vecna foi gravemente ferido por Eleven e pelo resto da gangue de Hawkins. Mesmo que o Mundo Invertido tenha se infiltrado em Hawkins, Vecna precisará de tempo para se recuperar o suficiente para lutar contra Eleven. Eleven, ilesa, mas frágil de sua luta com Vecna, precisará usar o tempo extra para aprimorar suas habilidades.

O fim trágico de Eleven

Stranger Things quase certamente apresentará a derrota de Vecna, mas o cenário mais otimista da 5ª temporada também é um dos mais preocupantes. O público ainda não tem certeza de como o Mundo Invertido funciona, mas os flashbacks do laboratório Hawkins revelaram alguns detalhes cruciais. Primeiro, confirmou que Eleven foi a primeira a abrir um portão entre Hawkins e o Mundo Invertido quando ela baniu Um, onde ele se transformou em Vecna. Lá, Vecna encontrou os componentes que mais tarde usou para criar o Devorador de Mentes. A habilidade de Vecna de controlar o Mundo Invertido significa que Eleven também poderia controlá-lo, mas Vecna só foi capaz de controlar o Mundo Invertido porque ele estava nele.

Se fechar todos os portões para o Mundo Invertido for impossível, então Eleven pode ter que se sacrificar para viver sua existência cuidando do Mundo Invertido. Como a série ficou mais sombria nas últimas temporadas, Stranger Things parece estar preparando um final trágico para Eleven. Se ela é, de fato, a única pessoa que pode garantir que o Mundo Invertido e seus monstros nunca mais sejam capazes de ferir ninguém, Eleven certamente se sacrificará por um bem maior. A evidência para essa afirmação veio da primeira temporada, quando, ao matar o Demogorgon, Eleven se despediu de Mike, aparentemente acreditando que ela morreria ou ficaria presa no Mundo Invertido.

Eleven derrotar Vecna não resolve o principal problema de Stranger Things

Embora Vecna tenha revelado que ele estava controlando tudo desde a 1ª temporada, a estrutura do Mundo Invertido e o Devorador de Mentes existiam antes da chegada de Vecna. Vecna apenas encontrou uma maneira de controlar as ferramentas que encontrou no Mundo Invertido. Embora Eleven possa derrotar Vecna com relativa facilidade, ele é apenas um sintoma de um problema maior. A 5ª temporada provavelmente trará de volta os maiores vilões de Stranger Things, que incluem todos os monstros do Mundo Invertido.

A 4ª temporada provou que, apesar dos melhores esforços de Eleven, ela e o resto do grupo de Hawkins apenas incapacitaram o Devorador de Mentes, em vez de pará-lo permanentemente. Mais preocupante é que não há um caminho claro que explique como o Devorador de Mentes e o Mundo Invertido podem ser interrompidos. Eleven usou toda a extensão de seus poderes para lutar contra o Mundo Invertido, mas os portões continuam a ser abertos e Hawkins continua a ser atacada. Esta difícil verdade apóia ainda mais a teoria de que o Mundo Invertido não pode ser destruído, mas apenas comandado.