Filmes Baseados em Games São o Futuro do Cinema?!
Existe quem diga que o cinema de super-heróis está desgastado e que agora Hollywood parece está de olho em outra coisa: Adaptar videogames em filmes e séries.
Claro, o histórico de obras baseadas em jogos não é muito positivo, inclusive com algumas produções recentes como veremos aqui, mas ao que parece ainda assim existe a vontade de focar nesse tipo de adaptação.
Teremos algumas dessas produções muito em breve, vamos falar delas e de como o seu possível sucesso podem repercutir na cultura pop.
Mario Pode Puxar Mais Filmes Animados
Demorou trinta anos para a Nintendo ter coragem de permitir um novo filme com a sua mais famosa franquia e agora em 2023 o longa animado de Super Mario Bros produzido pela Illumination promete apagar de vez da memória coletiva a aberração live-action dos anos 90.
Porém não é só o sucesso do filme em si que está em jogo, pois se ele for bem, novas animações baseadas em games podem ser produzidas, tanto de obras da Nintendo, quanto de outras produtoras.
Um filme de Zelda parece está sendo considerado e assim outros jogos poderiam ganhar suas adaptações como Donkey Kong.
Continuações de Sonic
Já que falemos do Mario, nada mais justo do que citar o seu antigo rival na famosa guerra dos consoles de 16-Bits.
Apesar de um erro de visual original que com certeza teria afundado a franquia antes de começar, os dois filmes do Sonic se saíram muito bem e um terceiro está a caminho.
Mas Sonic tem conteúdo o suficiente para ter bem mais do que só uma trilogia, podendo render uma franquia duradoura nos cinemas.
E por falar em Sonic…
Streets of Rage e Outros Jogos da Sega
Streets of Rage, a franquia de jogos de luta de rua da Sega que recentemente ganhou um novo game, teve um filme anunciado, o que indica que eles não querem parar apenas no Sonic.
Se o longa de Streets of Rage se sair bem com o público é bem possível que outros games também sejam adaptados, jogos como Shinobi, Alex Kidd e Golden Axe.
Claro que os fãs da Sega torcem para que tudo der certo para assim verem os seus jogos favoritos no cinema.
Mortal Kombat 2 e Filmes de Jogos de Luta
Como dissemos no começo do artigo, algumas produções de games recentes decepcionaram e com certeza uma delas foi o Mortal Kombat de 2021, muitos fãs simplesmente odiaram o filme e ele dividiu a opinião da crítica também, porém apesar disso ele não foi exatamente um fracasso e uma sequencia está sendo produzida.
Muitos esperam que eles tenham aprendido com os erros e que o segundo filme seja bem melhor e que isso também acabe gerando o interesse para outros jogos de luta ganharem novos filmes como The King of Fighters, Tekken e claro: Street Fighter.
E por falar em Street Fighter….
A Capcom Vai Continuar Tentando?
Quando o assunto são adaptações live-action de suas obras a Capcom não se sai nada bem, tendo dois filmes horríveis de Street Fighter, um outro longa esquecível de Monster Hunter e claro, as sempre polêmicas e controvérsias adaptações de Resident Evil, como as recentes Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City e a série da Netflix, porém mesmo assim a produtora parece que não vai desistir, pois novos projetos de seus jogos parecem está á caminho como um filme de Mega Man justamente com a Netflix, novas produções de Resident Evil são especuladas e até mesmo quem sabe se os citados Streets of Rage e Mortal Kombat se saírem bem, é possível que Final Fight e Street Fighter também sejam adaptados ao live-action, sem falar é claro de outros jogos com potencial cinematográfico como Devil May Cry e Dino Crisis.
Séries Também São Uma Opção
Além de Resident Evil, outros jogos parecem preferir que as suas adaptações sejam séries nos diversos streamings disponíveis hoje em dia, como a recente The Last of Us do HBO Max, o seriado de Halo, The Witcher que apesar de ter surgido na literatura para alguns também conta com uma adaptação de game e séries prometidas como a de God of War da Prime Video.
Claro, que isso contando só com os live-actions, pois animações baseadas em jogos também estão na moda como Castlevania, Sonic Prime, Cyberpunk: Mercenários e etc.
Não dá pra realmente saber se as adaptações de games vieram para substituir as de quadrinhos, mas parece bem certo que elas estão aí pra ficar.
E você acha que os games são o futuro da cultura pop no cinema e na TV ou os heróis de HQs ainda não mostraram todo o seu potencial?
Comente.