Filmes Marcantes: O Túmulo dos Vagalumes

Considerado por muitos como um dos filmes mais tristes já feitos e não sem motivos.

Existem filmes que não são apenas filmes, são verdadeiras experiências.

Você os assiste e eles ficam com você por toda a sua vida, O Túmulo dos Vagalumes é definitivamente um desses.

Adaptação do romance semi-autobiográfico de Akiyuki Nosaka, Hotaru no Haka como é chamado no original é um filme produzido pelo famoso Studios Ghibli e lançado em 1988.

Com direção de Isao Takahata, a animação ambientada no final da Segunda Guerra Mundial mostra as vidas sofridas dos irmãos órfãos Seita e Setsuko.

Já disseram inteligentemente que o Túmulo dos Vagalumes é o melhor filme que você não vai querer assistir novamente e é exatamente isso.

Se você conseguir não chorar com o sofrimento de Seita e sua irmãzinha, tem um autocontrole invejável.

Porém o filme não é o drama só pelo drama, ele não é apelativo, o espectador simpatiza e se importa com aquelas crianças de forma natural e são poucos os longas, animados ou não capazes de fazer isso.

Nem é surpresa que é o filme foi altamente elogiado pela crítica sendo considerado um dos melhores longas anti-guerra da história (apesar do próprio Takahata não concordar com essa interpretação da obra).

Enfim o Túmulo dos Vagalumes é listado como um dos maiores filmes do Studio Ghibli, para alguns sendo considerado até como o melhor e com o incrível histórico do estúdio isso é bem impressionante.

Se você nunca o assistiu e ficou interessado o faça logo, mas aviso que é melhor se preparar para chorar e muito.

Infelizmente a animação não está disponível em nenhum serviço de streaming brasileiro.