Filmes Marcantes: Tropas Estelares
Baseado no livro homônimo de Robert A. Heinlein, Tropas Estelares (Starship Troopers) é um dos filmes mais marcantes e fora da caixa dos anos 90.
Com direção de Paul Verhoeven, diretor renomado e conhecido por sua forma única de dirigir, o filme foi lançado em 1997.
A trama se passa em um futuro altamente militarista (beirando o fascismo), onde a Terra está em guerra com uma raça alienígena de insetos gigantes.
O protagonista é Johnny Rico (Casper Van Dien), um jovem que acabou de terminar os estudos e resolve seguir a carreira militar.
Tropas Estelares costuma ser lembrado com um filme de ação, ficção científica e terror dos anos 90, mas acredite, ele é bem mais do que isso.
Da mesma forma que fez com Robocop, Verhoeven usa a mídia dentro do filme para criticar a sociedade, usando de muito humor negro.
Alguns podem encarar Tropas Estelares como um filme de ação descerebrado da época, mas uma visão mais atenta mostra que ele não é nada disso.
Ele não enaltece o militarismo e a “macheza” dos personagens, na verdade faz piada e critica esses elementos.
A sociedade do filme tem uma visão exagerada do militares, chegando ao cúmulo que para ser considerado um cidadão a pessoa ser obrigada á servir as forças armadas.
A guerra com os nojentos insetos apesar de divertida é apenas um plano de fundo para uma mensagem que fica clara no filme: “Guerra é ruim, não a glorifique”.
O filme foi indicado para o Oscar por seus efeitos visuais, mas essa foi a única coisa que o longa foi elogiado em seu lançamento.
Público e crítica não compraram a ideia e Tropas Estelares não foi bem aceito, apenas com o tempo que ele acabou se tornando um clássico cult.
Como curiosidade Tropas Estelares não tem apenas um livro e seu filme, se trata de uma franquia com mais filmes, séries animadas (incluindo um anime) e games.
O primeiro longa está disponível no Star Plus.