
O PlayStation 4 pode estar se aproximando de seu último suspiro no cenário dos games. Um novo relatório do GamesIndustry afirma que grandes estúdios e publishers estão se movimentando para encerrar o suporte ao console da geração passada — e isso não é iniciativa direta da Sony, mas sim de quem ainda mantém títulos ativos na plataforma.
Segundo a publicação, muitas operadoras de jogos online e de serviço contínuo já estão planejando dar adeus ao PS4, principalmente porque o retorno financeiro não compensa mais o investimento. A migração de jogadores para o PS5, PCs mais potentes e outros consoles modernos como o Xbox Series X e o Nintendo Switch estaria acelerando essa decisão.
Continue após a publicidade
Outro ponto decisivo é a dificuldade técnica: manter uma versão para o PS4 significa lidar com limitações de hardware de um console lançado em 2013, o que complica o desenvolvimento e encarece a produção. Quanto maior fica a base de usuários do PS5, menor a justificativa para manter o suporte à geração anterior.
Você pode gostar: A portabilidade de Hellblade 2 do Xbox para o PS5 parece ter sido fácil de fazer
Apesar disso, o relatório não apresenta um prazo definido. Não se sabe se as mudanças começarão ainda em 2025, em 2026 ou mais adiante. E, como se trata de uma informação não oficial, tudo pode mudar — afinal, avaliar um plano e colocá-lo em prática são coisas diferentes.
A Sony, até o momento, não se pronunciou sobre o assunto. Historicamente, a empresa evita comentar rumores e especulações, o que mantém os fãs do PS4 em um suspense incômodo sobre o futuro do console.