“Foi um pesadelo”: Christopher Eccleston abre o jogo e revela porque saiu de Doctor Who

Christopher Eccleston abriu o jogo sobre sua saída abrupta de ‘Doctor Who‘ e explica porque ele nunca voltou ao show . Eccleston interpretou o Nono Doctor na primeira temporada da revivida série ‘Doctor Who‘ em 2005 e saiu no final da temporada, regenerando-se no Décimo Doctor interpretado por David Tennant. Embora Eccleston recentemente tenha reprisado seu Doctor para uma série de dramas em áudio de ‘Doctor Who‘ pela Big Finish Productions , ele nunca mais voltou à série de televisão. Ele até pulou o especial do 50º aniversário, que viu Tennant retornar para atuar ao lado do Décimo Primeiro Doutor Matt Smith, sua ausência exigindo a adição do Doutor da Guerra de John Hurt ao cânone.

Eccleston foi um convidado no Dragon Con deste ano em Atlanta, Georgia. Durante suas perguntas e respostas no evento, ele explicou por que deixou o show, por que não voltou e por que é “duvidoso” que ele comparecesse à celebração do 60º aniversário em 2023, dizendo “meu relacionamento com a BBC em relação a ‘Doctor Who‘ não curou”(via Radio Times ).

Quanto ao motivo de sua saída em primeiro lugar, ele diz que a primeira temporada do revivido Doctor Who foi caótica, e isso afetou seu relacionamento com os produtores do programa. “Eu saí porque meu relacionamento com Russel T Davies, Julie Gardner e Phil Collinson quebrou completamente durante as filmagens da primeira série. Acho que é justo dizer que na primeira temporada ninguém sabe o que estão fazendo e a política está em alta. As filmagens da primeira série foi um pesadelo. “

Eccleston concordou em sair da série de forma silenciosa e profissional e falar gentilmente sobre o show na imprensa. Só que, dizendo ele, a BBC divulgou sua saída sem consultá-lo primeiro, até mesmo fabricando uma citação afirmando que ele estava saindo porque estava exausto.

“Eu concordei com Russell em que iria sair silenciosamente e com respeito, e cuidaria do show no que diz respeito à publicidade, em termos de divulgá-lo”, disse Eccleston. “E então, sem me dizer nada, eles anunciaram que eu estava indo embora. Eles não me disseram que iriam fazer isso. Eu estava andando na rua e de repente recebi muita agressão. E o mais importante … Eles criaram uma citação e atribuíram a mim, o que disse que eu estava cansado. 

“Agora, a questão é: ‘Oh, achei muito cansativo’, não achei muito cansativo”, continuou Eccleston. “Achei muito cansativo trabalhar com Russell, Phil e Julia. Não achei muito cansativo fisicamente. Quando eles disseram isso, qualquer outro produtor lendo isso diria: ‘Oh, não vamos contratar Christopher Eccleston porque ele fica cansado.’  Então era uma mentira, e estava entre aspas, e eu sou de Salford, você não faz isso comigo.”

A BBC mais tarde se desculpou por divulgar a saída de Eccleston dessa forma e inventar a citação falsa, mas não desfez o dano. “Então, eles emitiram uma espécie de pedido de desculpas, mas não é o suficiente, então não”, diz Eccleston.

Doctor Who‘ segue as aventuras de um renegado Senhor do Tempo do planeta Gallifrey que simplesmente atende pelo nome de “Doutor”. Ele fugiu de seu planeta natal em uma TARDIS (abreviação para “Time and Relative Dimensions in Space”, em português “Tempo e Dimensões Relativas no Espaço”) Tipo 40 – o que lhe permite viajar através do tempo e espaço. O Doutor raramente viaja sozinho e muitas vezes traz um ou mais companheiros para compartilhar essas aventuras. Como um Senhor do Tempo, o Doutor tem a capacidade de se regenerar quando seu corpo é mortalmente danificado, ganhando uma nova aparência e personalidade. O Doutor ganhou inúmeros inimigos recorrentes durante as suas viagens, incluindo Daleks, Cybermens e outro Senhor do Tempo renegado, o Mestre.

As 12 temporadas da nova série estão disponíveis no Globoplay.