‘Gavião-Arqueiro’: Por que Valentina quer matar Clint?
Yelena Belova (Florence Pugh) chegou a ‘Gavião-Arqueiro’ para matar Clint Barton (Jeremy Renner) e há razões convincentes pelas quais o plano da Contessa Valentina de Fontaine (Julia Louis-Dreyfuss) precisa da morte do Gavião-Arqueiro. Yelena emboscou Clint no episódio 4 de ‘Gavião-Arqueiro’ e Barton só sobreviveu porque a luta foi interrompida por Kate Bishop (Hailee Steinfeld) e Maya “Echo” Lopez (Alaqua Cox) . Mas Yelena é apenas uma arma que Val apontou para Clint e o plano geral da Condessa ainda está envolto em mistério.
Depois de apenas algumas aparições breves, mas impactantes, em O Falcão e o Soldado Invernal e Viúva Negra , o público ainda sabe muito pouco sobre Valentina de Fontaine. A condessa representa uma organização secreta poderosa e ela está claramente recrutando algum tipo de equipe. Com base em quem Val está trazendo a bordo e por quê, é fácil especular que seu emergente supergrupo poderia ser composto de substitutos para os Vingadores. John Walker (Wyatt Russell) assinou contrato como Agente dos EUA após sua controvérsia passagem como Capitão América, enquanto Yelena Belova é uma ex-Viúva Negra, como sua falecida ‘irmã’ Natasha Romanoff (Scarlett Johansson). Val culpando Clint Barton pela morte de Natasha em Ultimato e enviando Yelena para matar Clint é um movimento incomum, especialmente porque ele é um membro mundialmente famoso dos Vingadores.
Obviamente, Clint Barton representa algum tipo de ameaça para Valentina e o plano geral de sua organização secreta e, portanto, Gavião-Arqueiro deve ser eliminado. Se Val realmente está montando sua própria equipe, sejam eles os chamados Vingadores Sombrios ou os Thunderbolts, como especulam os leitores da Marvel Comics, então se livrar dos Vingadores originais restantes faz sentido. Após Ultimato, apenas dois dos seis Vingadores fundadores sobraram na Terra: Gavião-Arqueiro e Hulk (Mark Ruffalo). Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis mostraram que Hulk é mais uma vez Bruce Banner, e se a condessa de Fontaine planeja tirá-lo da equação, ela terá que lutar contra o gigante movido a gama em que Banner se transforma. Mas remover Gavião do jogo é ‘mais fácil’, e Val obviamente pensa que uma assassina viúva negra como Yelena é o suficiente para o trabalho. Assim que Clint e Banner estiverem fora de cena, a condessa de Fontaine pode teoricamente estrear uma nova equipe formada por seus próprios ‘Vingadores’ para substituir os heróis mais poderosos da Terra.
Outra razão pela qual Val pode querer Clint Barton morto são suas atividades como Ronin, que são centrais para a história geral da série. É seguro especular que de Fontaine é financiado por um poderoso sindicato criminoso e que os Ronin se tornou o inimigo do submundo quando Barton deu início a um massacre sangrento contra empresas criminosas em todo o mundo. Ronin eliminou entidades poderosas como a Máfia, os traficantes mexicanos e a Yakuza japonesa, mas no mundo pós-Vingadores: Ultimato, todas essas organizações provavelmente estão de volta. Eles podem até ter influência ou serem membros da organização para a qual Valentina trabalha . Além disso, Val provavelmente sabe que Clint Barton é Ronin, então sua morte significa vingança pelos cinco anos de massacres sofridos pelo submundo do crime.
Que papel futuro, se houver, que o Gavião-Arqueiro de Jeremy Renner terá na Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel e além é desconhecido, então é possível que Clint Barton morra no final de Gavião-Arqueiro. Caso contrário, Yelena falhará em sua missão, mas se a ex-Viúva Negra tiver sucesso, isso trará o enredo de Valentina um passo mais perto da concretização. A condessa de Fontaine pode até recrutar Kate Bishop se ela precisar de um arqueiro para substituir Gavião-Arqueiro na equipe Thunderbolts / Vingadores Sombrios que ela está montando. Claro, Clint ainda poderia frustrar o plano de Val sobrevivendo, o que daria a série um final feliz.