‘Homem-Aranha’: Ranqueamos os uniformes dos filmes, do pior ao melhor

miranha

Daqui a pouco mais de um mês, finalmente poderemos desfrutar do filme mais aguardado de 2021, ‘Homem-Aranha: Sem Volta para Casa’, filme esse que pretende ser a conclusão da trilogia iniciada em 2017, com ‘Homem-Aranha: De Volta ao Lar’, mostrando o Amigão da Vizinhança em sua maior aventura, já que, enquanto o mundo finalmente descobre a sua identidade secreta, o herói interpretado por Tom Holland, ainda precisa lidar com a ameaça do multiverso, trama essa que parece ser o pontapé para a mais nova saga épica da Marvel.

E para deixar os fãs ainda mais ansiosos, existem fortes rumores indicando o retorno dos atores que interpretaram Peter Parker/Homem-Aranha em filmes anteriores, Tobey Maguire e Andrew Garfield, fazendo com muitos considerem que esse filme está no mesmo nível que épicos do estúdio, como ‘Capitão América: Guerra Civil’, ‘Vingadores: Guerra Infinita’ e ‘Vingadores: Ultimato’.

Bom, só em dezembro saberemos se eles estarão ou não no filme, e para acalmar um pouco os ânimos dos fãs (ou deixá-los mais ansiosos), separamos TODOS os trajes usados pelos 3 atores em seus filmes e ranqueamos do pior ao melhor.

OBS: foram considerados no ranking apenas os uniformes live action entre ‘Homem-Aranha’ (2002) e ‘Homem-Aranha: Longe de Casa’ (2019), os vindouros uniformes de ‘Homem-Aranha: Sem Volta para Casa’ serão atualizados na lista após a estreia do filme em dezembro.

12. O traje incompleto (O Espetacular Homem-Aranha)

É meio injusto avaliar esse aqui, já que ele não passa de um rascunho do uniforme oficial que seria introduzido poucas cenas depois, mas como o Peter saiu e combateu o crime com esse traje, ele foi considerado na lista, e é o nosso último lugar.

11. Aranha Humana (Homem-Aranha)

O primeiro traje do Aranha do Tobey, por mais icônico que seja, ainda não passa de uma junção de roupas baratas, uma máscara de meia e luvas de motoboy, mas a cena em questão é uma das mais importantes da obra, onde Peter ganha seu nome de herói (cortesia de Bruce Campbell, já que o Cabeça de Teia não tinha criatividade para inventar um nome melhor).

10. O traje modernizado (O Espetacular Homem-Aranha)

Apesar de possuir uma ótima fisicalidade, o traje do primeiro filme de Andrew Garfield não é realmente impressionante. Desnecessariamente modernizado em alguns aspectos, principalmente na textura e no esquema de cores mais sombrias (tentando se desvincular da franquia anterior e pegando carona na vibe do Batman de Christopher Nolan).

Mas um dos maiores pontos negativos desse traje é a máscara, os olhos amarelos são bizarros e pequenos demais (a intenção era tentar deixar parecido com uma aranha), deixando o ator bastante cabeçudo, um traje tão problemático que foi substituído no filme seguinte e não deixou nenhuma saudade.

9. Macaco Noturno (Homem-Aranha: Longe de Casa)

A primeira vista, esse traje parece ser bem legal, mas após uma análise mais detalhada, percebe-se que ele é uma bagunça completa. Excessivamente detalhado, onde não podemos discernir para que servem tantas texturas e formatos diferentes, sem contar que alguns detalhes parecem mais limitar os movimentos do Homem-Aranha do que ajudá-lo, se personagens como Capitão América e Viúva Negra ganharam uniformes mais simples da SHIELD, porque o Homem-Aranha precisaria de tantos excessos?

8. Traje Caseiro (Homem-Aranha: De Volta ao Lar)

Diferente dos Aranhas anteriores, o uniforme caseiro do Peter Parker de Tom Holland era o uniforme oficial do herói, e isso era perfeito. Se nos filmes anteriores, tínhamos que nos forçar a engolir que um adolescente de classe média baixa tinha a capacidade de comprar tecidos caríssimos e confeccionar um traje completo e perfeitamente medido, nessa versão, é tudo muito mais orgânico e prático, a roupa realmente parece ter sido feita por um adolescente bem intencionado e com pouco dinheiro no bolso, pequenos detalhes como a calça de moletom mais frouxa (para ajudar na movimentação), a aranha rabiscada no peito e a máscara simples com os óculos feitos de eletrônicos que o Peter encontrava no lixo, fazem desse uniforme uma das melhores adaptações urbanas de um herói, e só não ocupou uma posição mais alta pela sua simplicidade.

7. Traje oficial (Homem-Aranha 1 e 2)

Para muitos, o Homem-Aranha de Tobey Maguire é a versão definitiva do herói e pensam o mesmo em relação ao seu uniforme, com adaptações pontuais de sua contraparte dos quadrinhos, mas sem perder a essência, o traje é belíssimo e impressiona até hoje pela sua qualidade.

Na época em que o primeiro filme foi lançado, os X-Men de Bryan Singer tentavam de tudo para se afastar da imagem escandalosa dos uniformes dos quadrinhos, tentando algo mais “realista” com suas roupas de couro preto claramente inspiradas em Matrix, então, quando o mundo viu o Homem-Aranha de Sam Raimi se balançando pelos prédios salvando pessoas com um collant vermelho e azul, foi como se uma página de quadrinhos ganhasse vida diante dos olhos do público, e apesar de não ser o melhor uniforme do herói em comparação aos próximos, com certeza, é o mais importante.

6. Traje feito por Tony Stark (Capitão América: Guerra Civil e Homem-Aranha: De Volta ao Lar)

Diferente de muitos, este que vos escreve não compartilha do choro envolvendo o uniforme do Peter ter sido criado por Tony Stark, até porque, o contexto estabelecido no filme torna isso totalmente orgânico na história, Tony já havia desenvolvido os uniformes dos Vingadores anteriormente, ele precisava do Homem-Aranha como aliado, então não seria um absurdo ele desenvolver um traje específico para o herói. E não, isso não é contra a essência do personagem, já que nos quadrinhos, Peter Parker já recebeu uniformes do Stark, Reed Richards e até mesmo dos X-Men, então, o filme não cometeu nenhum pecado contra o herói.

O visual do traje é bem bonito, e apesar das linhas do uniforme ficarem apagadas demais, elas funcionam em favor do visual, já que destaca os olhos e as linhas pretas dos braços e pernas, e voltando a falar dos olhos, o fato deles se mexerem para expressar as emoções do personagem foi um toque de mestre que fez muitos se apaixonarem por essa versão do herói.

5. O traje atualizado (Homem-Aranha 3)

Muitos não perceberam, mas o traje do terceiro filme de Tobey Maguire como o herói passou por algumas mudanças, deixando o uniforme ainda mais bonito, azul foi escurecido, o tom de branco dos olhos também ficou mais “escuro”, as teias prateadas também ficaram mais destacadas, pode até não ser o uniforme mais fiel aos quadrinhos, mas com certeza é a evolução perfeita para o universo que Sam Raimi criou.

4. O traje preto (Homem-Aranha 3)

Quando o primeiro trailer de ‘Homem-Aranha 3’ foi lançado, não existiu uma alma viva que não tivesse surtado com a primeira aparição de Peter com o traje preto. Apesar de ser apenas uma “versão preta” do uniforme original, o traje era lindíssimo, os tons de preto misturados com o prateado haviam casado perfeitamente, fazendo com que o traje, apesar de não ter novidade além da cor, parecesse algo totalmente novo e ameaçador.

Mesmo a participação de Venom na história tenha ficado completamente avulsa e aleatória, é um consenso entre os fãs que a fusão de Peter e o simbionte foi um dos momentos mais interessantes do filme.

3. Traje rubro negro (Homem-Aranha: Longe de Casa)

Um verdadeiro colírio para os olhos. Após o malfadado traje tático (‘Macaco Noturno’), ver um uniforme que conseguia preservar a essência do herói, mas entregar algo novo e diferente foi totalmente satisfatório, os detalhes pretos substituindo os azuis, tendo muito mais espaço e deixando o vermelho bem mais vivo, é algo lindo de se ver, principalmente nas cenas em que o personagem está se balançando em suas teias. Apesar do filme em si ser um dos mais fracos do Homem-Aranha, certamente esse uniforme merece a terceira colocação nessa lista.

2. O Aranha de Ferro (Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato)

A cena em que o Peter veste a armadura do Aranha de Ferro pela primeira vez em ‘Guerra Infinita’ pode ser considerada um dos momentos mais incríveis e arrepiantes do filme, mas além de um belíssimo fanservice bem feito, o traje foi muitíssimo bem usado pelo personagem posteriormente, principalmente seus 4 braços de nanotecnologia, servindo de grande ajuda na batalha contra o Thanos em Titan.

Tirando os filmes dos Vingadores, o traje fez apenas algumas aparições pontuais na franquia solo do herói, mas finalmente ganhará seu momento de destaque ao enfrentar o Doutor Octopus (Alfred Molina) em ‘Homem-Aranha: Sem Volta para Casa’, como indicado no trailer do filme.

1. O traje definitivo dos quadrinhos (O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro)

Quadrinhos puro, até hoje ainda não existiu um uniforme que conseguisse superar ao usado por Andrew Garfield em seu segundo filme solo. O departamento de figurino do filme ouviu as críticas ao uniforme do herói no primeiro filme e decidiu fazer uma transformação completa, tornando esse traje a mais fiel representação do uniforme do personagem.

As cores, apesar de não serem tão claras e brilhantes, combinam perfeitamente com o visual desenhado, a aranha do peito, mesmo sendo a mesma do filme anterior, também foi muito melhor encaixada, com um prateado a destacando. Mas o melhor de todos os detalhes é a máscara, com seus olhos enormes e brancos (nada de olhos pequenos e amarelos, graças a Deus), que, apesar de não se mexerem, conseguem expressar muito bem o que o personagem está sentindo ou dizendo.

Muitos consideram ‘O Espetacular Homem-Aranha 2’ o pior filme do herói (e com razão, sejamos justos), mas é inegável a qualidade desse uniforme e do carinho envolvido para criá-lo.

E você? Concorda com a lista? Discorda totalmente? Deixe aqui nos comentários!