Ice Cube

O'Shea Jackson Sr. (Los Angeles, 15 de junho de 1969), mais conhecido como Ice Cube, é um rapper, ator e produtor de cinema americano. Suas letras no álbum Straight Outta Compton de 1989 do N.W.A contribuíram para a popularidade generalizada do gangsta rap, e seus álbuns solo AmeriKKKa's Most Wanted (1990), Death Certificate (1991) e The Predator (1992) foram todos bem-sucedidos de crítica e comercialmente. Ele foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll como membro do N.W.A em 2016.

Ele foi classificado número 9 na lista dos 10 Maiores MCs de Todos os Tempos da MTV, enquanto o próprio Snoop Dogg o elegeu o maior MC de todos os tempos. About.com o classificou o número 11 na sua lista dos "50 Melhores MC's do Nosso Tempo". Allmusic o chamou de um dos melhores e mais controversos artistas do hip-hop, assim como "um dos melhores contadores de histórias do rap". Em 2012, a revista The Source o classificou número 14 na sua lista dos 50 Melhores Letristas de Todos os Tempos.

Ice Cube iniciou sua carreira em 1984 como membro do grupo C.I.A. e depois entrou para o grupo de gangsta rap N.W.A em 1986. Após ter deixado o N.W.A em dezembro de 1989, ele construiu uma carreira solo bem-sucedida na música, e também como escritor, diretor, ator e produtor no cinema. Ice Cube também teve uma carreira cinematográfica ativa desde o início dos anos 1990. Ele entrou no cinema interpretando Doughboy no filme de estreia do diretor John Singleton, Boyz n the Hood, um drama de 1991 que leva o nome de uma canção de rap de 1987 que Ice Cube escreveu. Ele também coescreveu e estrelou o filme de comédia de 1995 Friday, que gerou uma franquia de sucesso e reformulou sua imagem pública como uma estrela de cinema lucrativa. Ele fez sua estreia na direção com o filme The Players Club, de 1998, e também produziu e fez a curadoria da trilha sonora que o acompanha.

Esta descrição foi gerada automaticamente e pode conter imprecisões.

ÚLTIMAS