‘Invasion’: Todas as referências e Easter Eggs da primeira temporada

imagem 2021 12 11 133942

A primeira temporada de Invasion do Apple TV+ está repleta de Easter Eggs, referências e homenagens aos clássicos filmes de alienígenas e ficção científica. A assume uma perspectiva humana sobre a história de uma invasão alienígena vista através de diferentes culturas ao redor do mundo. Isso não quer dizer que não haja uma presença narrativa alienígena significativa sobre a série, no entanto, com quase todos os episódios fazendo referência ao gênero amplo de filmes alienígenas por meio de uma série de pontos da trama cuidadosamente selecionados ao longo da temporada

O criador e escritor de Invasion é Simon Kinberg, da franquia X-Men, que não é estranho a projetos com elementos de outro mundo. Invasion deve ser apreciado como “Guerra dos Mundos encontra Babel”, de acordo com Kinberg. Aqui está cada referência da primeira temporada da série Invasion:

A LISTA A SEGUIR CONTERÁ SPOILERS DA PRIMEIRA TEMPORADA DE INVASION.

  • Invasores de Marte

O “Último Dia” de Invasion conecta-se não a um, mas a dois filmes de mesmo nome, intitulados Invasores de Marte. O original de William Cameron Menzies e o remake de Tobe Hooper de 1986 compartilham semelhanças impressionantes com o enredo baseado em Oklahoma de Invasion. O xerife Tyson (Sam Neill) à procura de meninos perdidos, os poços de areia e os ferrões de baixo são todos elementos que cruzam entre Invasion e Invasores de Marte, já que a série da Apple TV+ claramente homenageia seus predecessores do gênero.

Ambas as versões de Invasores de Marte centram-se em um pequeno grupo de pessoas, incluindo o xerife da cidade, que investiga um poço de areia movediça em um milharal antes de ser sugado para dentro do buraco. Essas mesmas pessoas reaparecem dias depois, frias e sem emoção, com pequenas marcas em forma de ferrão em seus pescoços. As semelhanças entre ambas as iterações de Invasores de Marte e o enredo de John Tyson de Invasion são claros, com o xerife também investigando um buraco cheio de areia antes de ser picado no pescoço depois que seu pessoal já foi sequestrado. Embora o personagem de Sam Neill ainda não tenha reaparecido na série, essas semelhanças evidentes significam que seu renascimento sob controle alienígena poderia muito bem estar nos planos para a 2ª temporada de Invasion.

  • Guerra dos Mundos

Guerra dos Mundos, de 2005, contém uma cena angustiante em que Ray Ferrier (Tom Cruise) luta desesperadamente para impedir que sua filha Rachel (Dakota Fanning) seja descoberta por alienígenas. Depois de perder seu filho em um ataque aéreo, Ray e sua filha procuram abrigo com Harlan Ogilvy (Tim Robbins) em seu porão. É lentamente revelado em cenas subsequentes que Ogilvy não está mentalmente bem, uma condição que continua a piorar conforme o impacto psicológico da presença alienígena aumenta. Harlan começa a gritar loucamente, confrontando a invasão alienígena e forçando Ray a matá-lo antes que Ogilvy alerte os alienígenas de sua presença.

Em um dos episódios de Invasion temos uma recriação quase que idêntica desta cena, com a família de Ahmed Malik presa por Patrick Mitchell (Michael Harney) e sua esposa em seu sótão. Patrick ameaça os Maliks com uma espingarda, mantendo-os como reféns, enquanto sua esposa Kel (Kathryn Erbe) xinga em voz alta os alienígenas que atacam o interior do estado de Nova York. O surto psicótico cada vez mais alto de Kel atrai a atenção de um alienígena, forçando Aneesha Malik (Golshifteh Farahani) a proteger sua família e permitir que Patrick morra e restaure a calma no processo. Embora Invasion tenha trocado um porão úmido por um sótão rangente, todas as outras facetas desta subtrama são idênticas. Os gritos loucos de Kel alertam os alienígenas da mesma forma que Harlan faz, com Patrick também ameaçando os Maliks com uma espingarda da mesma forma que Harlan faz com Ray e Rachel em uma homenagem ao drama de ficção científica de Steven Spielberg.

  • Alien

A série de Kinberg claramente empresta vários elementos do filme Alien, de Ridley Scott, de 1979, ou mais especificamente, da fisiologia Xenomorfa que existe na franquia até hoje. Assim como os icônicos alienígenas Xenomorfos, as criaturas sobrenaturais de Invasion são negras, completas com descargas ácidas e pele corrosiva que espelham as clássicas criaturas alienígenas. Os invasores atacam com um lodo ácido que soltam, com várias cenas mostrando essa descarga ácida corroendo carne humana e blocos semelhantes a concreto.

Invasion também pega emprestado elementos de como as criaturas alienígenas de Ridley Scott incubam pessoas, com o parasita que Aneesha (Golshifeh Farahani) encontra usando um hospedeiro humano para crescer da mesma forma que os bebês Xenomorfos. Embora não haja nenhuma evidência para sugerir, até o momento, que esses parasitas explodirão das cavidades torácicas em Invasion como fazem em Alien, há evidências claras de que os alienígenas da série precisam de humanos para prosperar na Terra. Isso configura o tropo clássico da ficção científica de sacrificar os infectados para salvar a humanidade na segunda temporada, uma premissa que cada parcela de Alien aborda de alguma forma desde o nascimento da franquia em 1979.

  • 2001: Uma Odisséia no Espaço

“Meu Deus, está cheio de estrelas”, esta é uma frase associada a uma cena de 2001: Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick, na qual o protagonista David Bowman viaja pelo portal estelar criado pelo monólito que orbita Júpiter. Esta expressão admirada que Bowman dá é tirada diretamente da novelização do filme pelo roteirista Arthur C. Clarke e é abertamente referenciada no título do episódio 9 de Invasion: “Cheio de Estrelas”, bem como na própria história do episódio. O título do episódio não é apenas uma referência direta ao conto clássico de Kubrick sobre o cosmos e os alienígenas, mas seus personagens também usam a frase “cheio de estrelas” repetidamente.

Em um flashback, Hinata diz a Mitsuki que ela é como o espaço, afirmando que o espaço está “queimando quente e cheio de estrelas.” Mitsuki repete a frase de sua amante para ela mais tarde no mesmo episódio em que “Space Oddity” de David Bowie toca no sistema de PA da base. Até mesmo o uso da música de David Bowie em Invasion é deliberado, com o nome da estrela icônica se parecendo muito com o nome do protagonista David Bowman de 2001: Uma Odisséia no Espaço.

  • Star Wars

“Cheio de Estrelas” também contém uma referência a Star Wars tão clara quanto os adeptos da ficção científica podem ser. No final do episódio, Caspar (Billy Barratt) salva Trevante (Shamier Anderson) e Jamila (India Brown) do ataque alienígena usando suas habilidades psíquicas recém-descobertas, congelando toda a população alienígena (embora por um período de tempo aparentemente limitado). Enquanto ele fica exausto nos braços de Jamila, ela sussurra para Caspar que seus poderes são como de Jedis, em uma clara referência aos poderes psíquicos icônicos de George Lucas na franquia Star Wars.

  • O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final

Um dos momentos mais horríveis e memoráveis de O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final, de James Cameron, é quando os pais de John Connor (Edward Furlong) são empalados pelos membros afiados e líquidos do T-1000 enquanto ele tenta contatá-los pelo telefone. Os alienígenas de Invasion se movem da mesma maneira ao atacar, com vários personagens de apoio, fundo e principais sendo espetados pelos membros dos alienígenas que se estendem e retraem à vontade.

A morte da enfermeira no episódio “Cheio de Estrelas” é o exemplo mais óbvio aqui, com a personagem sendo infelizmente empalada na cabeça enquanto ela alcançava Trevante, Caspar e Jamila na enfermaria de ressonância magnética.