
Jumping Flash!, um título clássico do PlayStation 1, quase ganhou uma nova versão para realidade virtual. O jogo de plataforma 3D, lançado em 1995, esteve nos planos de uma desenvolvedora que desejava incorporá-lo em um novo game de realidade virtual, conforme revelou Shuhei Yoshida, ex-chefe de jogos independentes do PlayStation, em entrevista à Video Games Chronicle.
Yoshida não divulgou o nome da desenvolvedora envolvida ou as razões pelas quais o projeto não avançou além de suas fases iniciais. Apesar de não ser tão amplamente lembrado como outros sucessos do console, Jumping Flash! teve um papel significativo na história dos videogames. O título é reconhecido como o primeiro jogo de plataforma totalmente construído em 3D, antecedendo em um ano o lançamento de Super Mario 64, um marco no gênero.
Apesar de sua contribuição, a franquia Jumping Flash! permaneceu inativa por mais de duas décadas. A iniciativa de uma desenvolvedora em licenciar o jogo para um projeto de realidade virtual demonstra um movimento recente da PlayStation em permitir que estúdios externos utilizem suas propriedades. Yoshida citou o exemplo de Fantavision, cujo criador original obteve a licença para produzir uma versão em realidade virtual.
Além disso, o movimento de licenciamento se estende a outras franquias da PlayStation. Durante um Nintendo Direct realizado este ano, foram anunciados novos jogos das séries Patapon e Everybody’s Golf para múltiplas plataformas. Essa estratégia permite à Sony manter algumas de suas propriedades ativas, especialmente em um período em que a empresa concentra seus esforços em grandes projetos AAA, como Marvel’s Wolverine e Intergalactic: The Heretic Prophet.
A abordagem visa não apenas satisfazer fãs antigos, mas também introduzir esses títulos a novas audiências. Resta observar se a PlayStation continuará a licenciar outras franquias que estão há anos sem novos lançamentos, como Ape Escape ou Legend of Legaia. O sucesso desses projetos atuais pode abrir caminho para mais retornos no futuro.