Neil Gaiman revela porque John Constantine não irá aparecer em ‘Sandman’ da Netflix

O autor Neil Gaiman explicou recentemente por que John Constantine não aparecerá na adaptação de sua história em quadrinhos ‘The Sandman’ para a Netflix. O desenvolvimento de uma adaptação do antigo quadrinho da Vertigo estava em andamento há 30 anos, começando com a ideia de um filme com vários escritores e diretores, incluindo David S. Goyer e Jack Thorne com Joseph Gordon-Levitt programado para produzir e estrelar, no entanto, tudo veio por agua a baixo após suas diferenças criativas com a Warner Bros.

A Warner Bros. acabaria mudando seu foco para as plataformas de streaming, com propostas sendo feitas inclusive para a HBO, antes de um acordo ser fechado com a Netflix para produzir a série com o co-roteirista de Mulher-Maravilha, Allan Heinberg, atuando como desenvolvedor, showrunner e produtor executivo ao lado de David Goyer e Gaiman.

The Sandman é centrado em Dream, um dos sete seres imortais conhecidos como Endless, quando ele é capturado em um ritual ocultista no início do século XX. Finalmente escapando após mais de um século de cativeiro, Dream deve se ajustar ao mundo de 2021 e buscar os responsáveis ​​por sua captura enquanto restaura a ordem em seu reino dos Sonhos. Tom Sturridge lidera o elenco como Dream ao lado de Gwendoline Christie como Lúcifer, Boyd Holbrook como Corinthian, Charles Dance como Roderick Burgess, Kirby Howell-Baptiste como Death, Patton Oswalt como Matthew Cable e Jenna Coleman como Johanna e Joanna Constantine.

Em resposta à pergunta de um fã sobre o personagem favorito dos fãs no Twitter, Gaiman ofereceu uma explicação de por que John Constantine não irá aparecer em The Sandman. O autor confirmou que isso decorre principalmente de uma questão de direitos sobre o feiticeiro, no entanto, também ressaltou sobre como a direção criativa tomada para contornar isso funcionou melhor sem ele.

A situação dos direitos de John certamente está circunscrita agora. Mas, o plano de ter Lady Johanna e Joanna na história e interpretadas pela mesma pessoa estava lá desde o início. Parecia mais organizado. Então deu certo

Sandman durou 75 edições (de 1989 a 1996), contando a história de Sonho/Dream (também conhecido como Morpheus), um ser antigo e poderoso que é a personificação do sonho e da imaginação. Ele é um dos Perpétuos, um grupo de sete irmãos que inclui Delírio, Desejo, Destruição, Desespero, Destino e Morte.