Joaquin Phoenix revela que conversou com Christopher Nolan sobre interpretar Coringa em ‘O Cavaleiro das Trevas’
Joaquin Phoenix revelou que Christopher Nolan o procurou para interpretar o Coringa em ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas’, anos antes de sua aclamada atuação no filme de Todd Phillips. Durante sua participação no podcast Tetragrammaton com Rick Rubin, Phoenix explicou por que não assumiu o papel naquela época.
“Isso não aconteceu por várias razões. Eu não estava pronto então”, revelou Phoenix. “É uma daquelas situações em que você se pergunta: Por que não estou fazendo este projeto? O que está me impedindo? Bem, não é sobre mim, há algo mais. Há outra pessoa que vai fazer algo que, eu não consigo imaginar como seria se não tivéssemos a performance do Heath Ledger naquele filme.”
O papel acabou ficando com Ledger, que ganhou um Oscar póstumo por sua interpretação, tornando-se o primeiro ator em mais de 30 anos a receber a honraria após seu falecimento. Ledger morreu em janeiro de 2008 devido a uma overdose acidental de medicamentos prescritos, tendo ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas’ e ‘O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus’ como seus últimos trabalhos.
Uma década depois, Phoenix finalmente aceitou interpretar o vilão em ‘Coringa’ de Todd Phillips. “Para mim, era um filme grande. Era algo como 55 milhões, que para Todd era um filme pequeno”, recordou Phoenix. “Mas para mim era um filme grande. E era o que eles chamam de IP, e eu nunca tinha feito isso.”
O ator explicou que a ausência inicial de planos para uma sequência e as baixas expectativas do estúdio o ajudaram a aceitar o papel, embora ainda hesitante: “Ele estava no controle e tinha montado um cronograma que nos permitiria experimentar, tentar coisas”, disse sobre Phillips. “Eu pensei, ‘Bem, isso é tudo que quero fazer, é tentar coisas, e eu nunca realmente tenho os recursos, e é muito difícil recusar isso.’ Mas ainda assim estava muito inseguro, e lutei com isso por meses e meses.”
Phoenix acabou vencendo o Oscar por sua interpretação do Coringa, e o filme gerou uma sequência musical com Lady Gaga, lançada recentemente nos cinemas.