O Caldeirão Mágico: O Filme Que Quase Faliu a Disney

O Caldeirao Magico 1

A Disney costuma ser sinônimo de sucesso, com filmes que entraram para a história da animação e do cinema, porém é claro que ela tem as suas falhas, filmes que não foram bem com o público.

Algumas exemplos de produções Disney que fracassaram foram o Planeta do Tesouro, Atlantis e ao que tudo indica o recente Mundo Estranho está indo pelo mesmo caminho.

Mas nenhuma foi tão mal, nenhum  flop de bilheteria doeu tanto quanto o de Caldeirão Mágico, que por muito pouco não provocou a falência da Disney.

Mas antes de explicar (ou tentar explicar) porque Caldeirão Mágico não deu certo, vamos contar sobre o que é o filme em si.

Conto de Fadas Sombrio

Baseado nos livros de fantasia As Crônicas de Prydain de Lloyd Alexander, a animação foi lançada em 1985.

Na trama, o perverso Rei de Chifres procura um caldeirão negro com propriedades místicas que lhe daria o poder de criar um exercito de mortos-vivos.

Para tentar impedi-lo surgem heróis improváveis, o jovem guardador de porcos Taran, a Princesa Eilonwy, o bardo Flores Flama e o curioso Gurgi.

Por essa sinopse não parece ter nada realmente demais no filme, mas não era bem assim na prática, Caldeirão Mágico seguia uma tendência da época que não era bem a cara da Disney e que pode explicar o estranhamento que o público teve com ele.

Nos anos 80 filmes “Dark Fantasy” estavam na moda, filmes de fantasia com elementos sombrios.

Conan, A Lenda, Krull, O Cristal Encantado e várias outras produções seguiam esse estilo e não só no cinema, animações para a TV também foram na onda, por exemplo vilões como o Esqueleto de He-Man e Mumm-Ra de Thundercats não eram exatamente family friendly e bem parecidos com o Rei de Chifres.

Então não é tão surpreendente que a Disney percebendo isso tentasse também fazer algo do gênero.

Porém o público não estava preparado e houve resistência e rejeição.

Caldeirão Mágico foi considerado sombrio demais, apesar dele ter um final que pode ser considerado feliz, ele tem um tom pessimista em boa parte da produção, não tem musicais e alguns críticos chegaram á afirmar que “faltava a magia Disney”.

Bem, o filme flopou e flopou feio, dando um prejuízo monstruoso que deixou o departamento de animação da Disney á beira da falência e foi necessário se reinventar e o sucesso de produções como a Pequena Sereia para a Disney se reerguer.

Mas Porque Caldeirão Mágico Fracassou?

Os motivos variam na visão de fãs e estudiosos do estúdio.

Lançamento mal planejado, o filme ser sombrio demais, história e personagens considerados poucos atraentes para o público e até mesmo com alguns indo mais longe e afirmando que se tratar de um longa ruim.

Talvez seja um desses motivos, ou até uma mistura de todos, mas o consenso é que o Caldeirão Mágico é realmente o maior fracasso da Disney.

O filme é uma persona no grata para a Disney?

Não, não exatamente.

É verdade que a famosa empresa não parece ser muito fã da produção com ela sendo um tanto deixada de lado (por motivos óbvios), como por exemplo o fato de Caldeirão Mágico ter demorado vários anos para ganhar um lançamento caseiro, mas não se trata exatamente de um “filme proibido” do estúdio (como aconteceu com o A Canção do Sul por exemplo).

O Caldeirão Mágico está disponível no Disney Plus, o que significa que ele não é totalmente renegado pela Disney.

Remake Live-Action?!

Tem algum tempo que circulou uma curioso rumor de que a Disney talvez esteja planejando fazer um remake live-action de Caldeirão Mágico.

Isso é inesperado pois eles parecem estarem focados apenas em fazer novas versões de seus maiores clássicos, produções como Aladdin e O Rei Leão, esperando o sucesso imediato em cima da nostalgia e o peso dos nomes dos filmes originais.

Um remake de Caldeirão Mágico, o seu maior fracasso, vai na contramão disso, pois não tem nostalgia envolvida, muita gente sequer saber que o filme existe.

Porém de um certo ponto de vista, uma versão live-action nos tempos atuais onde obras de fantasia ganharam um novo fôlego por causa de produções como Game of Thrones e The Witcher faz sim um certo sentido.

Agora se esse filme vai acontecer mesmo só o tempo dirá.

E você já conhecia o Caldeirão Mágico?

Se sim, o que acha do filme?

Comente.