‘O Culpado’ da Netflix é baseado em uma história real?

Enquanto assistimos ‘O Culpado’ de Jake Gyllenhaal, não é difícil acreditar que o thriller sombrio pode ser baseado em uma história real. Tendo como plano de fundo os incêndios florestais da Califórnia e uma subtrama envolvendo a brutalidade policial, a história tem um certo senso de veracidade, mas quanto do filme é verdade? Como O Culpado é um remake do filme dinamarquês Den Skyldige de 2018, seria necessário rastrear a história até sua fonte para encontrar a verdade.

Embora a trama do personagem principal, Joe Baylor (interpretado pelo astro do cinema policial Jake Gyllenhaal) envolva um episódio de brutalidade policial que não está no filme original, ambos os filmes focam no envolvimento de um operador do 911. Ao longo de O Culpado, Joe parece à beira de um colapso mental e, embora seu personagem e os outros no filme não sejam especificamente baseados em pessoas reais, o estresse de Joe e a sensação de desamparo no filme são provavelmente verdadeiros efeitos do trabalho.

O diretor e co-roteirista de Den Skyldige, Gustav Möller, afirma que a inspiração para seu filme veio de ouvir cenas de crimes reais. Antes de fazer o filme, Möller foi inspirado por uma chamada de emergência real para o 911. Assim, embora os acontecimentos exatos da trama e dos personagens sejam fictícios, tanto Den Skyldige quanto seu remake, O Culpado, são baseados em elementos reais de crimes reais.