O Futuro do MCU está abalado?
O MCU, o Universo Cinematográfico da Marvel é inquestionavelmente uma das franquias mais bem sucedidas do cinema.
A ideia de fazer um universo compartilhado de filmes de super-heróis é considerada por muitos como genial.
Porém nos últimos anos, o MCU parece está tendo problemas.
O interesse do público não aparenta ser mais o mesmo e a recente fase 4 do estúdio dividiu fortemente a opinião.
Seria esse o começo do fim do MCU?
É isso o que discutiremos nesse artigo.
Auge e Queda?
Existe uma “lei” universal que diz que tudo que sobe acaba descendo, tudo que faz sucesso em algum momento deixa de fazer e na visão de alguns é isso o que está acontecendo com o MCU agora.
Que o seu ponto mais alto foi com Guerra Infinita e Ultimato e agora esse universo está em decadência.
Claro, nem todos acreditam nisso, alguns dizem que o MCU foi afetado pela pandemia assim como todo o cinema no geral, mas existem outros pontos que podem indicar que a coisa não é bem assim.
Os Filmes de Super-Heróis Estão Desgastados?!
Isso é algo que volta e meia retorna aos holofotes, sendo defendido por críticos e até por diretores de renome de Hollywood.
Como o Faroeste no passado, gênero do qual eram lançados inúmeros filmes por ano e que acabou gerando um cansaço no público, o mesmo parece está acontecendo com os super-heróis.
O excesso de filmes da Marvel, DC e outras produtoras correndo por fora como a Sony, podem ter deixado o público farto do gênero.
Uma das coisas que comprovariam isso é o sucesso absurdo de filmes que não são adaptações de heróis de HQs, como o recente Top Gun: Maverick.
O público estaria cansado da Marvel e o MCU ao invés de diminuir o ritmo, resolveu aumentar ainda mais, pois além dos filmes agora também temos as séries do Disney Plus.
Esse excesso de produções, que obriga o público a acompanhar tudo para não ficar por fora do que rola no universo, estaria cansando as pessoas.
Sem falar de produções são consideradas desnecessárias por parte do público, como séries derivadas de Agatha Harkness e Echo.
Produções Demais, Qualidade de Menos?!
Outro ponto defendido por alguns como responsável pelo “fracasso” da Fase 4, seria o excesso de filmes e séries como apontado acima, mas também com o agravante de que a qualidade teria caído.
O MCU sempre teve aquelas produções que desagradaram a crítica ou o público (e as vezes os dois), mas nunca teve uma controvérsia do mesmo nível do que rolou nessa última fase.
Filmes como Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, Eternos e Thor: Amor e Trovão foram duramente criticados.
E o mesmo rolou com as séries, como a recente (e polêmica) Mulher-Hulk.
Alguns defendem que a Disney/Marvel deveria diminuir o ritmo e focar mais em qualidade do que em quantidade.
Universo Sem Protagonistas?!
Outra coisa levantada por alguns é que após as saídas de Steve Rogers e Tony Stark, nenhum outro personagem do universo teria o peso e o carisma necessários para ser o novo “rosto” da Marvel nos cinemas.
Que Doutor Estranho, Sam Wilson e Capitã Marvel, não teriam o mesmo apelo com o público que Homem de Ferro, Capitão América e Viúva Negra.
Sem falar também que outros veteranos do MCU estão ou aparentam muito estarem prestes á se despedirem do universo, como Thor, Hulk, Scott Lang e os Guardiões da Galáxia.
O personagem que seria o ideal para muitos como a nova cara do MCU é o Homem Aranha, que até hoje ainda é o herói mais popular da Marvel.
Mas a sua situação complicada com os direitos estarem com a Sony impossibilita isso, já que sempre existe a possibilidade da parceria Disney/Sony acabar e o Homem Aranha simplesmente ser retirado do MCU sem qualquer cerimônia.
Claro, os X-Men e o Quarteto Fantástico estão vindo aí, mas na visão de alguns já é tarde demais para isso.
Adaptações Polêmicas
Um ponto que conversa também com o anterior é que os novos personagens introduzidos no MCU na Fase 4, desagradaram boa parte do público, principalmente leitores de quadrinhos, por causa de mudanças drásticas em relação ao material fonte.
Eternos, Shang-Chi, Cavaleiro da Lua, Kamala Khan, Mulher-Hulk, todos foram criticados por terem pouca fidelidade aos quadrinhos ou por fazerem mudanças bruscas nos visuais, poderes e até nas personalidades dos personagens.
O caso que mais fez barulho foi a versão de Namor do MCU, introduzida recentemente em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, que gerou uma controvérsia forte.
Muitos simplesmente odiaram o Namor de Tenoch Huerta desde a primeira imagem de divulgação do mesmo.
E isso parece que não vai parar, pois tudo indica que teremos mais escalações polêmicas no futuro.
E Qual Será o Futuro Afinal?
É difícil prever, mas muito provavelmente o MCU não irá acabar.
Deve acontecer com ele e com as produções de super-heróis no geral, o mesmo que houve com os já citados filmes de Western, uma diminuição dos mesmos, mas não o fim do gênero.
Mas claro, isso é uma mera especulação, não dá pra ter certeza de nada.
E na sua opinião, o MCU está mesmo em uma “crise” ou é apenas uma impressão?
Comente.