Os Clones do Superman

Conheça ou relembre essas versões alternativas do famoso herói.

Superman vs Shazam

O Superman é provavelmente o personagem mais parodiado, imitado (e plagiado) da cultura pop.

Por ser o arquétipo do que deve ser um super-herói o personagem criado por Joe Shuster e Jerry Siegel até hoje é o “padrão” que muitos autores resolvem seguir.

No artigo de hoje separamos seis personagens que foram abertamente inspirados no Superman.

Iremos falar das semelhanças, as diferenças e qual destino essas versões alternativas do Homem de Aço tiveram.

Wonder Man

Wonder Man 1

O nosso primeiro personagem é um dos mais curiosos, porque ele realmente passou a linha da inspiração e acabou sendo considerado como um plágio, na verdade o primeiro plágio da indústria dos quadrinhos, o Wonder Man da Fox Feature Syndicate.

O personagem apareceu pela primeira (e única) vez em 1939 na revista Wonder Comics N ° 1 e é uma criação de ninguém menos que Will Eisner.

Na época era comum estúdios que faziam trabalhos freelancer para editoras e o Eisner & Iger era um deles e á pedido da própria Fox, Eisner criou um personagem que fosse inspirado no Superman.

Na trama Fred Carson durante uma visita ao Tibete recebe de um velho monge um anel que lhe concede super poderes, sim os mesmos poderes do Superman.

Apesar da origem diferente, a National (antiga DC) não gostou nada do Wonder Man e processou a Fox Syndicate a acusando de plágio.

A Fox perdeu e o Wonder Man nunca mais foi utilizado ficando apenas nessa primeira edição.

Porém em 1964 a Marvel criou um outro herói e o batizou de Wonder Man, mas se ter qualquer relação com o primeiro.

Esse Wonder Man da Marvel se tornaria um membro dos Vingadores.

Shazam

Sim, hoje eles podem parecer personagens bem distintos, principalmente levando em conta as suas versões do cinema, mas o herói com poderes divinos foi criado como uma resposta ao Superman.

Pertencente a extinta editora Fawcett Comics, o Shazam, o antigo Capitão Marvel surgiu em 1940 na revista Whiz Comics número 2, sendo uma criação de C.C. Beck e Bill Parker.

A inspiração no Superman ficava clara desde a capa de sua HQ de estreia, que tinha uma ideia similar á de Action Comics 1 e também tem a semelhança física entre os heróis, porém o Shazam tinha também notórias diferenças, pra começar os seus poderes são de origem mágica e não de ficção científica como os do alienígena Superman e o seu alter ego é bem diferente do jornalista tímido Clark Kent, pois se trata de uma criança, um menino chamado Billy Batson que através da palavra mágica “Shazam” se transforma no herói defensor de Fawcett City.

No começo a National Comics não dava muita bola para o Shazam, pois ele era até então um dos inúmeros super-heróis criados na onda do sucesso do Superman, mas a coisa mudou de figura quando o Shazam começou á ser mais popular que o próprio Azulão nas vendas, o que fez a National acusar a Fawcett de plágio em um processo que se arrastou por anos e terminou em um acordo entre as duas editoras.

Como a grande maioria dos super-heróis, o Shazam perdeu popularidade após o fim da Segunda Guerra tendo as suas revistas canceladas e como bem sabemos anos mais tarde a própria DC adquiriu os direitos da “cópia” do Superman e o introduziu em seu universo.

Hyperion

Provavelmente uma das “cópias” do Superman mais conhecidas seja o Hyperion da Marvel, um personagem que tem uma carreira um tanto quanto complicada nas HQs, pois existem mais de uma versão dele.

O Hyperion original surgiu em 1969, sendo uma criação de Roy Thomas e Sal Buscema.

Essa versão é membro do Esquadrão Sinistro, uma equipe de vilões que era um pastiche da Liga da Justiça oriunda de outro universo.

Mais tarde surgiu um Hyperion heroico, esse líder do Esquadrão Supremo, que também pertencia á um universo alternativo e não o tradicional 616 da Marvel.

Tiveram algumas outras versões, mas a de maior destaque foi a da série voltada para um público mais maduro chamada de Poder Supremo, criação de J. Michael Straczynski, onde Hyperion é um agente do governo americano que viveu a vida toda em laboratórios (similar ao Capitão Pátria).

Chamado de Zhib-Ran e Mark Milton, Hyperion é um Eterno (sim), mas independente da versão ele tem sempre os mesmos poderes similares ao do Superman, super força, voo, ser praticamente indestrutível, grande velocidade e etc.

Fora dos quadrinhos ele já apareceu em séries animadas como os Vingadores Unidos e Esquadrão de Heróis.

Sentinela

Não satisfeita em fazer uma versão alternativa do Superman, a Marvel fez duas.

Robert Reynolds, o Sentinela, é um dos Supermen alternativos mais diferenciados.

Criado por Paul Jenkins, Jae Lee e Rick Veitch, o Sentinela é um “herói” Marvel que surgiu no ano 2000, já em minissérie própria.

Reynolds tem problemas psicológicos e por isso mesmo tem mais de uma história de origem, não podendo saber qual delas é a real, a primeira diz que ele era um garoto franzino que tomou uma variante do soro do Super Soldado, outra que era um homem alcoólatra que teve contanto com o soro e ainda uma terceira que diz que ele era um adolescente viciado em drogas que invadiu um laboratório conseguindo assim o soro.

É dito também que o Sentinela era um dos heróis Marvel originais, sim atuando ao lado do Quarteto Fantástico, Homem de Ferro e etc, mas toda a humanidade, incluindo ele próprio se esqueceram disso.

Deixando a origem confusa de lado, o Sentinela é uma clara paródia do Superman, com os seus poderes sendo descritos como “milhão de sóis explodindo”, ele tem super força, pode voar, tem sentidos aguçados, uma resistência física extrema, super velocidade, absorção e manipulação de energia, invisibilidade, teletransporte, capacidade de ressuscitar os mortos e por aí vai, seus poderes na verdade seriam pura manipulação da realidade.

Porém apesar de muito poderoso, Reynolds tem uma grande fraqueza: A sua própria mente instável.

Ele é muito manipulável, sendo facilmente enganado por vilões como Norman Osborn e Loki, sem falar que o maior inimigo do Sentinela é ele mesmo, uma segunda personalidade maligna denominada Vácuo.

O Sentinela é uma das versões alternativas do Superman mais poderosas, mas também uma das mais diferentes por causa de sua mente nada confiável.

Rumores apontam que o personagem estaria prestes á ser introduzido no MCU.

Capitão Pátria

Já que entramos na área das cópias malignas, nada mais justo do que falar de uma das principais e mais famosas delas, Homelander, o Capitão Pátria.

Criada por Garth Ennis e Darick Robertson e publicada pela primeira vez em 2006, The Boys é uma HQ de “super-heróis” bem diferente do habitual.

Esqueça os heróis bonzinhos e honrados, aqui praticamente todos eles são egocêntricos, depravados e assassinos que buscam apenas fama, poder e impunidade para as atrocidades que cometem na encolha e o Capitão Pátria é provavelmente o pior de todos eles.

Essa paródia do Superman (com toques de Capitão América) é bem diferente do herói escoteiro da DC, sendo na realidade um homem perverso e doentio que foi criado em laboratório sem ter qualquer afeto.

Ele é considerado o super-humano mais poderoso do mundo de The Boys, tendo praticamente todos os poderes do Superman, mas infelizmente não o mesmo caráter, fazendo dele uma bomba-relógio ambulante.

Omni-Man

E outro Superman maligno que também ganhou notoriedade nos últimos tempos foi o Omni-Man de Invencível.

Criado por Robert Kirkman e Cory Walker, o Omni-Man assim como o Superman é um alien, um membro da raça Viltrumita.

Ele chega á Terra e finge ser um herói bondoso, supostamente se tornando o maior defensor do planeta e até constituindo uma família, mas na verdade a sua real intenção é a conquista total e ele está disposto á cumprir esse objetivo independente de quem ficar no caminho dele, mesmo que seja o seu próprio filho.

E essas são só algumas das versões alternativas do famoso herói da DC, existem inúmeras outras espalhadas pelos quadrinhos e na cultura pop em geral.

Conhecia todas elas?

Qual a sua favorita?

Comente.