Os heróis obscuros da !!DC!!

Na onda do DC FanDome, vamos falar de alguns personagens não tão conhecidos da Editora das Lendas

Indo na onda da DC FanDome, hoje iremos falar de alguns personagens da Editora das Lendas menos conhecidos, alguns que não apareceram tanto assim em outras mídias e outros realmente bem obscuros.

Kamandi – O Último Rapaz da Terra

Criação de ninguém mais que Jack Kirby, Kamandi surgiu em 1972 já em revista própria.

A história é ambientada em um futuro pós-apocalíptico onde um desastre devastou boa parte da humanidade e a maioria dos sobreviventes regrediram para a selvageria, mas o que chama mesmo a atenção na trama é que os animais evoluíram, adquirindo características humanas, inclusive inteligência.

O protagonista Kamandi é um dos poucos humanos, que manteve a inteligência e passa á ter aventuras nesse mundo, tendo o cão mutante Dr. Canus como principal amigo e aliado.

A criação da série foi inspirada no sucesso de Planeta dos Macacos, com a DC buscando criar uma obra similar e mesmo que Kamandi nunca tenha estourado como a sua fonte de inspiração, ainda sim é uma história que merece ser conhecida.

A única aparição em outras mídias do personagem foi no desenho ‘Batman: Os Bravos e os Destemidos’, porém existiu um projeto para uma série animada própria nos final dos anos 70, infelizmente a animação nunca foi lançada.

Rastejante

Com certeza um dos heróis mais…excêntricos da DC é o Rastejante, chamado de The Creeper no original.

Criado pelo também lendário Steve Ditko em parceria com Don Segall, a verdadeira identidade do Rastejante é a do apresentador Jack Ryder, que era então um homem comum, até adquirir poderes através do soro de um cientista chamado Vincent Yatz.

Os seus já mencionados poderes se tratam de um fator de cura extremamente poderoso, aliado á força e agilidade super humanas.

Porém também tem um efeito estranho sobre Ryder, que o deixa “meio” louco, que aliado ao seu visual extravagante e risada medonha, o fazem ser um dos heróis mais peculiares das HQs.

Uma curiosidade do personagem que surgiu em 1968 é que ele seria uma versão heroica do Coringa.

Ao contrário do Kamandi, Ryder se deu melhor em outras mídias aparecendo em desenhos como As Novas Aventuras do Batman e Liga da Justiça: Sem Limites.

Os Desafiadores do Desconhecido

Outra criação de Jack Kirby, The Challengers of the Unknown (o nome original dos Desafiadores do Desconhecido) surgiram nas HQs em 1957 e se trata de uma equipe obscura mesmo para os iniciados em quadrinhos.

Como o nome já sugere, se trata de um grupo de aventureiros, lidando com ocorrências fantásticas pelo mundo.

A equipe originalmente é formada por quatro membros, sendo eles: Ace Morgan, Prof Haley, Rocky Davis e Red Ryan, mais tarde iria surgir um quinto integrante, uma mulher chamada Corinna Stark.

O mesmo conceito de heróis aventureiros foi usando na Marvel anos depois para a criação do Quarteto Fantástico, quando Kirby trabalhou com o Stan Lee.

O grupo apareceu até que com uma frequência razoável em séries e filmes animados da DC como Titãs em Ação e Liga da Justiça: A Nova Fronteira.

Uma curiosidade é que na já citada Liga da Justiça: Sem Limites, os uniformes dos funcionários da Torre de Vigilância, são uma homenagem aos Desafiadores.

O Vigilante

Antes de mais nada, temos que avisá-lo que existem vários personagens que já usaram a alcunha de “Vigilante” na DC, mas os dois mais revelantes são o Vigilante original Greg Saunders e a versão dos anos 80 Adrian Chase.

O primeiro Vigilante surgiu nos anos 40, mas especificamente em 1941, sendo criação de Mort Weisinger e Mort Meskin, sendo originalmente um típico herói do faroeste.

Em outras mídias, essa versão do personagem aparece na sempre rica em referências Liga da Justiça: Sem Limites e em um seriado só seu ainda nos 40 (antes do próprio Superman, aliás).

Adrian Chase, o segundo Vigilante é criação dos sempre competentes Marv Wolfman e George Pérez, tendo surgido em 1982.

Na trama ele era um promotor público de Nova Iorque que teve a esposa e filhos mortos por mafiosos e á la Justiceiro assume a identidade de Vigilante para combatê-los, mas ao contrário do anti-herói da Marvel, Chase inicialmente era contra usar força letal, porém no decorrer da série, ele vai ficando desequilibrado mentalmente, o que o faz se tornar cada vez mais violento.

E se você assistiu Arrow com certeza deve se lembrar da aparição do Vigilante na série durante a quinta temporada.

Curiosamente no seriado, a real identidade do Vigilante é a do ex-policial Vincent Sobel, porém Chase está na série, como o vilão Prometheus, mas que como nos quadrinhos também atua como promotor público.

O Alvo Humano

Um outro personagem menos conhecido da DC, que também teve suas participações em Arrow, foi o investigador e guarda-costas Alvo Humano.

Como o Vigilante, mais de uma pessoa usou o nome Alvo Humano nas HQs, sendo duas delas na verdade.

O primeiro Alvo Humano se chama Fred Venable, sua primeira aparição data de 1953 e os seus “pais” são Edmond Hamilton e Sheldon Moldoff.

O segundo personagem surgiu em 1972, criado por Len Wein e Carmine Infantino e o seu alter ego é Christopher Chance.

Bem as histórias do Alvo Humano o mostram assumindo as identidades de seus clientes, para protegê-los de assassinos e criminosos no geral.

O conceito do personagem parece agradar os produtores de TV, pois antes de suas aparições em Arrow, o Alvo Humano teve duas séries em 1992 e 2010 respectivamente.

Rip Hunter

Outro herói da DC, que ganhou um certo conhecimento graças ao Arrowverso, foi o viajante do tempo Rip Hunter.

Lançado em 1959, Rip Hunter foi retratado originalmente como um inventor, que após criar a Esfera do Tempo, passou á viver aventuras pela história.

Um conceito interessante do personagem é que as mudanças e reformulações que ocorreram com ele através das décadas (assim como com todos os outros personagens da DC), são explicados como mudanças no tempo.

Hunter foi criado por Jack Miller e Ruben Moreira e como já dito a sua versão mais conhecida em outras mídias é na série Legends of Tomorrow, onde ele é um dos personagens centrais nas primeiras temporadas.

Adam Strange

Adam Strange é um herói na mesma linha de clássicos como John Carter e Flash Gordon, um humano que vive aventuras repletas de elementos de ficção científica em um mundo alienígena.

Criado por Julius Schwartz e Murphy Anderson, Strange é de 1958 e em sua origem, ele era um arqueólogo que por acidente é transportado até o Planeta Rann e se utilizando de um traje especial, se torna o seu principal herói.

Strange já apareceu em animações da DC como Justiça Jovem e em live-action esteve presente em Krypton.

Os Novos Deuses

E por fim vamos falar deles, uma das maiores criações de Jack Kirby, Os Novos Deuses, que ao contrário dos demais não se trata de apenas um herói ou uma equipe e sim de um grupo enorme de personagens, todo um panteão na verdade.

Lançados nos 70, o conceito do chamado Quarto Mundo expandiu muito a mitologia do universo DC, trazendo vários personagens como Órion, Senhor Milagre, Grande Barda, Pai Celestial, o Povo da Eternidade, Metron, Desaad, Kalibak, Steppenwolf, Vovó Bondade e claro ele, o vilão supremo da DC, o temível Darkseid.

Apesar de não serem obscuros para os leitores da DC, os Novos Deuses ainda são um tanto quanto desconhecidos pelo público em geral (exceto Darkseid é claro), por isso a DC sempre que pode coloca os personagens em suas animações, dando bastante destaque á eles quando aparecem.

Bem, na trama original de Kirby Os Novos Deuses são na verdade uma raça de alienígenas avançados e bastante poderosos que vivem nos planetas irmãos Nova Gênese e Apokolips, que como os nomes sugerem são os extremos opostos um do outro, com Nova Gênese sendo um lugar belo e resplandecente e Apokolips sombrio e sufocante, os dois mundos vivem em uma eterna guerra.

Apesar de inicialmente ter sido planejada como uma história fechada por Kirby, o conceito incrível era bom demais para a DC usar só uma vez, fazendo com que eles se tornassem parte fundamental da DC, com os personagens tendo grandes ligações com a Liga da Justiça por exemplo e claro, com Darkseid se tornando um dos principais vilões do Superman.

Com toda a certeza a DC planeja transformar os personagens em um sucesso no cinema.

Apesar de controversos, os filmes de Zack Snyder estão sendo os primeiros á explorá-los e um longa solo dos Novos Deuses foi anunciado, tendo a direção de Ava DuVernay e roteiros de Tom King (responsável por uma série de HQs do Senhor Milagre bastante elogiada).

Bem e é isso, sei que existem muitos outros personagens menos famosos da DC, como Retalho, Cavaleiro Andante, Mestre Judoca, Falcões Negros (que teve até filme anunciado com ninguém menos de Steven Spielberg), mas pro artigo não ficar muito longo, vamos parar por aqui.

Até a próxima e aproveite as novidades do DC FanDome.