Pantera Negra | Cena pós-créditos explicada

Os primeiros momentos de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre explicam (nos termos mais vagos possíveis) como T’Challa morreu, enquanto os momentos finais antes dos créditos são sobre o personagem mais impactado por essa perda: a irmã mais nova Shuri (Letitia Wright). No final das coisas, Shuri finalmente aceita o legado de T’Challa (e, portanto, de Boseman). Dentro da narrativa, isso significa que ela reconhece que é uma verdadeira Pantera Negra, mas parece certo que o filme também termine com ela abraçando o espírito deixado por aqueles que se foram.

Ainda assim, este não é o verdadeiro final do filme. A imagem abre e fecha sua narrativa refletindo sobre o que foi perdido. Mas em uma cena pós-créditos especialmente apropriada, a cena final de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre não é um teaser para um projeto futuro. Trata-se de celebrar aqueles que ainda estão aqui – e permanentemente afetados pelo legado desse personagem.

Antes dos créditos começarem, vemos Shuri queimar uma camisa e relembrar o que lhe foi tirado. Quando voltamos para ela em uma praia haitiana, no meio da sequência de créditos, e com o sol e a maré chegando, finalmente temos uma revelação. Nakia (Lupita Nyong’o) se aproxima com uma criança… seu filho. Nakia apresenta o menino com um nome haitiano, mas o rapaz logo admite para sua tia que seu verdadeiro apelido é Príncipe T’Challa. Ele tem o nome de seu pai. Essa surpresa tardia é alcançada por causa de um subterfúgio questionável: antes de sua morte por uma doença não especificada, T’Challa e Nakia concordaram em esconder o nascimento de seu filho para que o menino pudesse crescer com uma infância normal no Haiti, longe das pressões do trono de Wakanda e da linha de sucessão. T’Challa aparentemente também preparou sua família distante para sua morte.

É certo que é um pouco duvidoso que T’Challa sentiria a necessidade de esconder o nascimento de seu filho até mesmo de sua mãe e irmã. A ideia também levanta questões, já que a idade do menino sugere que ele (e Nakia) sobreviveram ao estalo de Vingadores: Guerra Infinita (2018), enquanto T’Challa e Shuri claramente não.

No entanto, detalhar esses detalhes é irrelevante neste momento. O que importa é que essa revelação é uma emocionante e atinge você em vários lugares. No aspecto histórico, permite que Shuri encontre não apenas um encerramento, mas também uma renovação.