Quadrinhos Que Foram Adaptados em Filmes de Super-Heróis
HQs influentes.
Nesses já muitos anos de “cinema de super-heroico”, tivemos alguns filmes que deixavam bem claro em quais HQs e arcos eles estavam se inspirando, nessa postagem iremos falar de seis desses filmes e os quadrinhos que serviram de inspiração para eles.
O Cavaleiro das Trevas e a Morte do Superman (Batman vs Superman)
Vamos começar chutando o balde, já que o controverso filme dirigido por Zack Snyder não foi influenciado apenas por uma saga importante das HQs e sim duas delas.
LEIA MAIS:
O Cavaleiro das Trevas, uma das mais clássicas histórias do Batman escrita e desenhada por Frank Miller teve bastante peso no filme, sendo a inspiração direta para um Batman envelhecido e o confronto com o Superman.
Outro arco de histórias que influenciou o Snyder foi a Morte do Superman, o mega acontecimento das HQs nos anos 90 que virou noticia até nos jornais.
Claro, a maneira considerada por muitos como no mínimo duvidosa que o diretor adaptou essas histórias repercute mal até hoje.
Batman: O Longo Dia das Bruxas (Batman: O Cavaleiro das Trevas)
Ironicamente o filme que tem Cavaleiro das Trevas no título não é diretamente inspirado na história, na verdade as referencias á ela acabaram só aparecendo no terceiro filme da trilogia de Christopher Nolan.
O segundo e icônico filme se inspira mesmo em Batman: O Longo Dia das Bruxas, uma série lançada em 1996 de autoria de Jeph Loeb e Tim Sale.
A dinâmica Batman/Gordon/Dent do começo do longa, se unindo para combaterem a máfia de Gotham é praticamente a mesma da HQ.
E claro o Coringa de Heath Ledger tem elementos de a Piada Mortal.
Como curiosidade os demais filmes da trilogia Nolan também bebem diretamente dos quadrinhos, Batman Begins tem muitas coisas de Batman Ano Um e o Cavaleiro das Trevas Ressurge tem elementos da Queda do Morcego, Terra de Ninguém e do já citado Cavaleiro das Trevas.
A Piada Mortal (Coringa)
E por falar em Coringa e Piada Mortal, não poderíamos deixar de citar o prestigiado filme estrelado por Joaquin Phoenix que se inspira fortemente na história de Alan Moore e Brian Bolland.
O dramático filme que traz uma suposta origem para o maior vilão do Batman, tem bastantes semelhanças com a HQ de 1988, desde o Coringa ser um comediante fracassado á traumas o transformarem em um assassino cruel.
Guerra Civil (Capitão América: Guerra Civil)
Uma das críticas ao MCU é que os filmes adaptam histórias clássicas das HQs usando apenas poucos elementos das mesmas e um dos filmes criticados por fazer isso é exatamente o Capitão América: Guerra Civil de 2016.
Publicada á partir de 2006, Guerra Civil foi uma mega saga da Marvel que se espalhou por praticamente todos os títulos da mesma na época.
Encabeçada pelo roteirista Mark Millar e o desenhista Steve McNiven, a história gira em torno da lei de registro de super-humanos, que foi aprovada após uma desastrosa ação da equipe Novos Guerreiros resultar nas mortes de milhares de pessoas (inclusive crianças).
A lei obriga todos os super-heróis dos EUA á revelarem as suas identidades e trabalharem sob a supervisão do governo.
O Homem de Ferro se torna o maior apoiador da lei, incentivando outros heróis (como o Homem Aranha) á se registrarem, mas o Capitão América é contra, argumentando que a lei tira a liberdade das pessoas.
Os dois heróis então passam á liderarem grupos rivais pró e contra o registro, dando início á Guerra Civil.
No cinema a lei de registro foi substituída pelo Tratado de Sokovia e como nas HQS, Tony Stark acha que esse é o caminho correto, mas já Steve Rogers discorda.
A Guerra Civil do MCU foi uma escala bem menor que a dos quadrinhos, mas apesar das críticas de alguns a essa adaptação, outros consideram aceitável.
Thanos: Em Busca do Poder e Desafio Infinito (Vingadores Guerra Infinita e Ultimato)
Os dois filmes eventos da famosa equipe são baseados nos arcos de histórias escritos por Jim Starlin, Thanos: Em Busca do Poder, onde o vilão consegue as Joias do Infinito e no Desafio Infinito, onde Thanos usando o poder das joias dizima metade da vida no universo com um simples estalar de dedos.
Apesar de diferenças para se encaixar melhor no MCU, os filmes adaptaram até que com bastante fidelidade as duas histórias.
Homem Aranha Nunca Mais (Homem Aranha 2)
O arco de histórias Spider-Man: No More publicados nos números 50, 51 e 52 de The Amazing Spider-Man em 1967 é considerado um dos melhores e mais impactantes do herói aracnídeo até hoje.
De autoria das lendas Stan Lee e John Romita, a história mostra um Peter Parker desiludido com a vida difícil de super-herói e que resolve abrir mão de seu manto…e da sua responsabilidade.
A história serviu como base para o segundo filme do herói estrelado por Tobey Maguire e com uma fidelidade impressionante.
E essas são seis HQs que foram utilizadas de uma forma ou de outra no cinema e que provam que quando bem adaptadas essas histórias incríveis podem render filmes igualmente incríveis.