Ridley Scott: “Joaquin Phoenix me fez reescrever meu filme sobre Napoleão”

Napoleon, o novo filme de Ridley Scott, começou como Kitbag. O filme, que chegará ao Apple TV+ em 2023, é uma história ambiciosa que nos contará a história deste militar e estadista francês com riqueza de detalhes, focando fortemente em seu romance com Joséphine. Protagonizado por Joaquin Phoenix, sabemos agora que o filme foi reescrito várias vezes por ordem do ator, tornando-o cada vez mais ambicioso e realista.

Enquanto Phoenix, que está preparando Coringa 2, ficará encarregado de dar vida ao imperador da França, Vanessa Kirby interpretará sua esposa, Joséphine. O filme, além de dar importância às suas vitórias e conquistas, capturando algumas de suas batalhas mais famosas, vai mergulhar na psique de Napoleão e sua relação com sua esposa. Ridley Scott, já focado em Gladiador 2, admite que alguns detalhes foram alterados no filme e que o roteiro teve que ser reescrito para atender às demandas de Phoenix.

“Joaquin é o menos convencional possível. Não acho que ele faça isso de propósito, mas por intuição. É isso que o move. Se algo o incomoda, ele vai falar. Ele tornou Napoleão especial ao questionar constantemente”, disse Scott. “Olha, com Joaquin, podemos ir tão longe a ponto de reescrever a porr* do filme todo porque ele está desconfortável. E isso aconteceu com Napoleão. Tivemos que mudar tudo para ajudá-lo a se concentrar em quem era Bonaparte. Eu tive que respeitar isso, porque o processo foi incrivelmente construtivo. No final, tudo fica maior e melhor”, explicou o cineasta à revista Empire.

Napoleon, que está em pós-produção, chegará ao catálogo da Apple TV+ em algum momento de 2023, embora não tenha data de lançamento oficial.