
Após três décadas, o tradicional Screen Actors Guild Awards está oficialmente mudando de nome. A premiação, criada em 1995 e apresentada originalmente pelo Screen Actors Guild, passará a se chamar The Actor Awards apresentado pela SAG-AFTRA, alinhando-se à identidade atual do sindicato formado pela fusão entre SAG e AFTRA em 2012.
A mudança, anunciada pela Deadline, também reforça a conexão com a própria estatueta da premiação, conhecida desde o início simplesmente como “O Ator”. Segundo o showrunner Jon Brockett, o novo título representa a evolução natural da cerimônia e deixa claro para o público mundial — de mais de 190 países — que este é um evento inteiramente dedicado aos atores.
JoBeth Williams, ex-presidente da Fundação SAG e do Comitê de Prêmios, destacou que a alteração busca tornar explícito que o The Actor Awards é um programa focado no ator não apenas pelos homenageados, mas porque os próprios votantes são atores e membros do sindicato.
Assim, a icônica celebração de performances na TV e no cinema inicia um novo capítulo, mais alinhado com a identidade unificada e contemporânea da SAG-AFTRA.