6 Filmes Baseados em !!Games!!: Será que “Sonic: O Filme” será melhor que isto?

Com a chegada do filme do Sonic, chegou a hora de relembrar alguns dos longas que são adaptações de videogames famosos. Apesar da grande maioria desses filmes serem no mínimo de qualidade duvidosa, alguns deles até que são bem divertidos. Vamos lá!

Super Mario Bros. (1993)

Não poderia começar com outro se não com ele, o clássico rival do ouriço da Sega.

Lançado em 1993 e dirigido por Rocky Morton e Annabel Jankel, o filme do Mario é um dos mais lembrados quando se fala em filmes baseado em games, infelizmente as lembranças que ele desperta nas pessoas, costumam não ser boas.

O filme tem um estilo bem diferente do clima alegre e infantil dos jogos, sendo bem sombrio e até meio nojento, sem falar na história esquisita envolvendo um mundo paralelo habitado por dinossauros evoluídos.

Apesar da baixa qualidade do longa, ele tem os seus fãs.

Street Fighter – A Batalha Final (1994)

Além de Mario, outro grande sucesso da história dos videogames é o Street Fighter II, o game de luta tão popular que rapidamente ganhou versões para tudo quanto foi mídia, de quadrinhos á animes e claro, para o cinema também.

Em 1994, chegava ás telonas Street Fighter – The Movie (chamado no Brasil de Street Fighter – A Batalha Final), estrelado pelo astro belga das artes marciais Jean-Claude Van Damme (Como Guile) e o premiado Raul Julia vivendo o vilão M.Bison, em um dos seus últimos trabalhos.

Apesar de ter até algumas semelhanças com a trama dos jogos, o filme dirigido por Steven E. de Souza, peca em vários aspectos, como por exemplo no Ryu e Ken rebaixados para coadjuvantes (vividos por Byron Mann e Damian Chapa respectivamente).

Mesmo com os seus problemas, o longa fez sucesso e hoje como o já citado filme do Mario, tem os seus fãs.

Anos depois Street Fighter ganharia outras produções live-actions, como o filme Street Fighter – A Lenda de Chun-Li e a websérie Street Fighter: Assassin’s Fist.

Mortal Kombat – O Filme (1995)

Ainda sobre jogos de luta, no ano seguinte á Street Fighter, foi a vez de Mortal Kombat chegar aos cinemas.

Com direção de Paul Anderson (Sim, aquele mesmo de Resident Evil), o filme adapta até que bem, o sangrento jogo de luta. Tendo Christopher Lambert no papel de Raiden e Cary-Hiroyuki Tagawa como o icônico vilão Shang Tsung, o filme tem boas cenas de lutas e efeitos convincentes para época. Se ele peca é em diminuir a violência dos jogos.

Mortal Kombat ainda ganharia mais um filme em 1997, seriados e está previsto para o ano que vem (2021), um novo filme que servirá como reboot para a franquia no cinema.

Resident Evil – O Hóspede Maldito (2002)

Outra franquia de games de sucesso da Capcom além de Street Fighter é Resident Evil, a série de survival horror lançada em 1996, que sempre teve um grande potencial cinematográfico, tanto que em 2002, o jogo ganhou o seu primeiro filme.

Dirigido por ele, Paul Anderson e estrelado por Milla Jovovich, esse primeiro filme tomava algumas liberdades em relação aos games, mas comparado com as várias sequências que a série teve, ele é até bastante fiel ao primeiro jogo da série.

O filme mais recente da saga foi Resident Evil 6: O Capítulo Final de 2017 e agora surgem rumores de um reboot mais fiel aos jogos.

Doom – A Porta do Inferno (2005)

Na mesma onda de Resident Evil e lançado em 2005, Doom – A Porta do Inferno, é uma adaptação de um dos mais famosos (e polêmicos) jogos de tiro já feitos.

O filme foi dirigido por Andrzej Bartkowiak e tem Dwayne “The Rock” Johnson e Karl Urban no elenco.

A trama se passa em Marte em um futuro próximo, onde uma instalação científica no planeta vermelho se encontra infestada de criaturas terríveis. O filme até se parece um pouco com os jogos (principalmente na cena, que recria a visão em primeira pessoa dos mesmos), mas o resultado final é bem esquisito.

No ano passado (2019), Doom ganhou um novo filme, o chamado Doom: Annihilation e bem…é melhor ficar com os jogos mesmo nesse caso.

Tomb Raider: A Origem (2018)

Um dos mais recentes filmes que adapta um jogo é o Tomb Raider: A Origem, estrelado pela oscarizada Alicia Vikander no papel de Lara Croft, personagem que já foi vivido por Angelina Jolie em duas ocasiões anteriores (Lara Croft: Tomb Raider de 2001 e Lara Croft: Tomb Raider – A Origem da Vida de 2003).

Como havia acontecido com os games em 2013, o filme é um reboot com uma pegada mais séria e menos fantasiosa, tendo uma Lara mais realista (Tão realista quanto um game e um filme de ação permitem).

O longa que tem a direção de Roar Uthaug e até que é bem interessante, além de conseguir ser melhor que os dois anteriores, provando que é possível sim, fazer bons filmes baseados em jogos.

Agora é a vez de Sonic ganhar um filme para chamar de seu e logo iremos descobrir, se ele é um raro acerto entre as adaptações de jogos ou outro fracasso.