!!Frozen 2!!: Compositora de música fala sobre não indicação do filme à Melhor Animação no Oscar 2020

Ao contrário de seu antecessor de 2013, Frozen 2 de 2019 chegou em casa de mãos vazias no 92º Oscar. O primeiro filme foi premiado duas vezes durante a cerimônia, vencendo Melhor Canção Original e Melhor Animação, mas sua sequência foi nomeada apenas para Melhor Canção Original, e perdeu para “(I’m Gonna) Love Me Again” de Rocketman. Embora perder para o grande Elton John não fosse uma surpresa, a compositora Kristen Anderson-Lopez tinha algo a dizer sobre Frozen 2 não ter sido indicado para o Melhor Filme de Animação.

“Ficamos surpresos”, Kristen Anderson-Lopez disse à Variety. “Ficamos surpresos e é uma pena, porque Jennifer Lee é uma das grandes diretoras do sexo feminino. Ela é a primeira mulher de um musical animado da Disney e a primeira mulher chefe da Disney Animation. O fato de não ser comemorado da maneira como acho que deveria ser, apenas fala com um viés inconsciente que acho que está acontecendo em nosso setor, sobre o qual precisamos conversar”.

Toy Story 4 da Disney-Pixar acabou levando para casa o Oscar de Melhor Animação e vale ressaltar que, quando Frozen foi nomeado originalmente em 2014, não havia nenhuma outra produção da Disney em disputa, fazendo com que todo o amor da Disney este ano aparentemente foi inclinado para Toy Story 4, o que deixou Frozen 2 de lado na categoria.