Todos os filmes de super-heróis que já ganharam o !!Oscar!!

Os filmes de super-heróis é a grande bola da vez do cinema nos últimos anos. Todo ano temos grandes lançamentos do gênero e não a como negar a popularidade que eles estão atualmente.

O Oscar pode ser considerado o maior prêmio que um filme pode ganhar e, os filmes de super-heróis não ficam de fora disso. São poucas as obras do gênero que possuem a tão almejada estatueta do Oscar.

Confira agora quais são os filmes de super-heróis/vilões que já venceram o prêmio.

Superman (1978)
Superman 1978

O primeiro filme da história baseado em quadrinhos a ganhar um Oscar foi Superman, o clássico filme de 1979, com Christopher Reeve vivendo perfeitamente o herói.

O filme ainda foi indicado em outras quatro categorias, mas venceu apenas uma, levando o prêmio de Melhores Efeitos Especiais. Na época ganhar esse prêmio foi uma marco para o gênero, no entanto, hoje em dia é fácil vermos um personagem voando nas telas de cinema, mas isso a 40 anos atrás, era algo impressionante. Tanto que isso fez até parte do marketing do filme, com a clássica frase: ‘Você vai acreditar que o homem pode voar’.

Batman (1989)
Batman 1989

O Batman dirigido por Tim Burton é inteiramente focado no uso de maquiagens, cenários, figurinos, a incrível montagem da cidade de Gotham e a caracterização dos personagens.

Sendo resultado de todo esse capricho, o filme foi indicado a categoria de Melhor Direção de Arte no Oscar de 1990 e vencendo o prêmio.

Homem-Aranha 2
Homem-Aranha 2

Além de ser o maior herói da Marvel nos quadrinhos, nos cinemas o Homem-Aranha foi o responsável pelo primeiro Oscar da Marvel, com Homem-Aranha 2, que levou o Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

O filme foi o segundo da trilogia dirigida pelo diretor Sam Raimi e estrelado por Tobey Maguire, vivendo o amigão da vizinhança.

Batman: O Cavaleiro das Trevas
Batman: O Cavaleiro das Trevas

O incrível Batman: O Cavaleiro das Trevas até hoje é lembrado como uns dos melhores filmes da história do cinema. O segundo filme da excelente trilogia de Christopher Nolan, fez história ao ser indicado ao Oscar em oito categorias.

A obra cinematográfica saiu vencedora em Melhor Edição de Som e em Melhor Ator Coadjuvante pela impressionante atuação de Heath Ledger como Coringa. Se tornado o primeiro ator de um filme de super herói a vencer um Oscar por atuação.

Esquadrão Suicida
Esquadrão Suicida

Não se assuste, todos sabemos que Esquadrão Suicida é um desastre, mas o filme ainda tem lá suas qualidades técnicas. Ele foi indicado a categoria de Melhor Maquiagem, conseguindo vencer o prêmio, superando Star Trek: Sem Fronteiras, que era o favorito à ganhar o prêmio na época.

Homem-Aranha no Aranhaverso
Homem-Aranha no Aranhaverso

Assim que foi anunciado, Homem-Aranha no Aranhaverso prometia ser uma das melhores animações já lançadas, com seu estilo único, recebeu críticas positivas do público e da crítica. O filme ganhou o prêmio de Melhor Animação, superando ninguém menos que Os Incríveis 2.

Pantera Negra
Pantera Negra

Pantera Negra foi indicado a sete categorias diferentes, perdendo apenas para Batman: O Cavaleiro das Trevas nesse quesito. O filme foi um grande sucesso de público e critica, sendo o primeiro longa de super herói a concorrer na categoria de Melhor Filme.

Apesar de não ter ganhado na categoria principal de melhor filme, Pantera Negra ganhou três estatuetas do Oscar como: Melhor Figurino, Melhor Design de Produção e Melhor Trilha Sonora.

Coringa
Coringa

Mais recentemente, Coringa fez história como o filme baseado em HQs com maior número de indicações na história do Oscar. No total foram 11 indicações, sendo também o filme mais indicado do Oscar 2020.

O filme venceu 2 prêmios no Oscar 2020; de Melhor Ator para Joaquin Phoenix e Melhor Trilha Sonora para Hildur Guðnadóttir.

Além disso, antes mesmo do Oscar, Coringa já havia vencido o Globo de Ouro, o Bafta, o Leão de Ouro e o SAG Awards.