‘Senhor dos Anéis’: Máscara de orc do primeiro filme foi feita para zombar de Harvey Weinstein
Nos dias de hoje, é fácil zombar do desgraçado magnata do cinema Harvey Weinstein, mas alguns estavam à frente do jogo. Nem todos os fãs de cinema sabem que a história de levar a franquia ‘O Senhor dos Anéis’ para a tela grande de Peter Jackson começou com Harvey e seu irmão Bob, mas houve uma das forças motrizes para isso na década de 1990. Sempre um obstáculo para realmente conseguir algo feito, o trabalho de Jackson com a dupla acabou depois que o projeto foi estabelecido na New Line Cinema, mas o cineasta vencedor do Oscar não permitiu que seus sentimentos pelos dois produtores terminassem aí.
Falando recentemente no podcast Armchair Expert com Dax Shepard), a estrela da franquia, Elijah Wood, estava recapitulando o caminho do desenvolvimento à filmagem da trilogia com Shepard, que admitiu que amava aquela saga tanto quanto os próprios filmes. Ao tomar nota dos obstáculos específicos e quase inatingíveis que Weinstein colocou na frente de Jackson para que os filmes fossem feitos, Wood revelou que Jackson fez questão de prestar um tributo especial a Weinstein na forma de um dos monstros do filme.
“É engraçado, isso foi falado recentemente porque Dom (Monaghan) e Bill (Boyd) têm um podcast, The Friendship Onion “, revelou Wood. “Eles estavam conversando com Sean Astin sobre sua primeira memória ao chegar à Nova Zelândia. Ele tinha visto essas máscaras de orc. E uma das máscaras de orc – e eu me lembro disso muito bem – foi projetada para se parecer com Harvey Weinstein como uma espécie de ‘vai se fuder’. ” Ele acrescentou, enquanto ria, “Eu acho que não há problema em falar sobre agora, o cara está fodidamente encarcerado. Foda-se ele.”
A aversão pública de Jackson por Weinstein também não terminou aí, já que TheOneRing.net apontou anteriormente que os créditos finais de um dos filmes apresentavam trolls gigantes no mesmo cartão de título com os dois nomes de Weinstein.
A recapitulação de Wood e Shepard de como a Miramax desistiu dos filmes ‘O Senhor dos Anéis’ e, por sua vez, permitiu que eles fossem para a New Line, revelam por que os ressentimentos estariam sempre presentes em Jackson. Apesar de possuir os direitos por alguns anos, e aparentemente não ter nenhum interesse em realmente fazer os filmes, os Weinstein talvez estivessem determinados a não permitir que outro estúdio os produzisse. Jackson supostamente implorou a eles que permitissem que ele procurasse outro estúdio para financiar o projeto e eles concordaram, dando a ele um fim de semana e dizendo que teriam que se comprometer com três filmes.
Wood observou: “A janela de tempo era insana. Eles procuraram por toda a cidade. Peter fez um vídeo de apresentação bastante impressionante, levado a uma variedade de lugares. A maioria das pessoas recusava a ideia de fazer mais de um filme. A opinião popular era: ‘Não, você tem que ver como (o primeiro) faz e depois investir o resto do seu dinheiro.’ Acho que a tradição é que eles estavam vindo com dois e era Bob Shaye (antigo chefe da New Line Cinema) que disse: ‘Temos que fazer três’, o que é uma loucura. Um risco incrível. A Miramax achou que não havia chance no inferno. “
Uma grande exposição sobre os filmes surgiram no Polygon (que vale bem o seu tempo) revela isso ainda mais, observando que “(Os Weinsteins) não entenderam Tolkien e não acreditaram no material. Eles apenas viu isso como uma chance de permanecer no negócio de Peter Jackson por um custo.”
Felizmente, Jackson riu por último, mais de uma vez.
Todos os filmes da franquia estão disponíveis no HBO Max.