Talokan de Namor existe na Marvel Comics?
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre está introduzindo Talokan, o reino de Namor, no MCU, mas Talokan não vem dos quadrinhos. No Universo Marvel, Namor é o governante de Atlântida. O Namor do MCU (interpretado por Tenoch Huerta) governa Talokan, uma civilização inspirada na mitologia asteca. O MCU é conhecido por reinventar elementos essenciais da história dos quadrinhos para se adequar ao seu mundo. Alguns exemplos proeminentes incluem T’Challa e Killmonger sendo primos em Pantera Negra, Thanos não sendo motivado pela Morte em Vingadores: Guerra Infinita e Natasha e Yelena sendo irmãs em Viúva Negra. Agora, a franquia reinterpretou a Atlântida como uma civilização baseada na cultura mexicana.
O conceito de civilizações baseadas na água foi explorado várias vezes na mídia. No entanto, inspirando-se na mitologia asteca, o Universo Cinematográfico da Marvel poderá estabelecer uma nova perspectiva sobre o conceito de mundos subaquáticos. O produtor da Marvel Studios, Nate Moore, explicou durante uma entrevista (via Gizmodo) que, depois de Pantera Negra 2, Talokan e Namor continuarão presentes no MCU. Com isso, o reino de Namor pode ser tão influente para a franquia de super-heróis quanto Wakanda foi. Assim, embora a mudança na história de fundo do anti-herói seja significativa, sua reinterpretação lhe dará a oportunidade de se destacar não apenas no MCU, mas também na cultura pop como um todo. Mas como o Talokan se concretizou?
A inspiração por trás do Talokan do MCU
Como mencionado, Talokan é baseado na mitologia mexicana. Especificamente, é inspirado em Tlālōcān, uma cidade governada pelo deus da chuva Tlāloc. Na cultura asteca, a cidade era um destino de vida após a morte para aqueles que morreram afogados ou relâmpagos. Falando ao Empire, Tenoch Huerta explicou que a mudança na origem de Namor permitiu que a Atlântida fosse representada através das lentes de uma mitologia do mundo real. Criar Talokan a partir desse conceito pode fazer a nação se sentir mais viva e, de certa forma, mais relacionável para aqueles familiarizados com a cultura em que se baseia. Sua inspiração também permite um confronto fascinantemente complexo entre Talokan e Wakanda.
Como Huerta disse ainda ao Empire, Wakanda se revelando ao mundo no final de Pantera Negra de 2018 colocou Talokan em uma posição perigosa, o que finalmente coloca Namor em conflito com a nação. Ser compreensivelmente defensivo de sua cultura apresenta um interessante choque de ideologias entre o anti-herói de Huerta e Wakanda. Por muito tempo, Wakanda protegeu ferozmente suas fronteiras até que T’Challa decidiu abrir a tecnologia da nação para o mundo. Agora, Shuri (que é presumivelmente a nova Pantera Negra), Ramonda e o resto da nação se encontram em desacordo com uma civilização que aparentemente opera da mesma maneira que costumava fazer, mas por meios aparentemente muito mais violentos.
Por que o MCU mudou o mundo natal de Namor de Atlântida para Talokan
A decisão de reinterpretar Atlantis como Talokan foi em camadas. Falando ao Screen Rant, o diretor de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, Ryan Coogler, explicou que a mudança foi feita em um esforço para apresentar uma perspectiva diferente sobre uma cidade que tradicionalmente foi adaptada através de uma lente cultural muito específica. O diretor disse ainda que queria que Wakanda Para Sempre oferecesse uma nova visão de uma civilização submarina que pudesse se tornar tão reconhecível e única quanto todas as outras que vieram antes dela:
“Eu curti ‘Aquaman’ e realmente amei ‘Atlantis’ da Disney que saiu quando éramos mais jovens. E eu queria fazer algo que pudesse ficar em um panteão cinematográfico ao lado desses filmes, mas ao mesmo tempo sendo diferente, mas ainda verdadeiro. Estávamos atrás de algo que parecia verdadeiro e real, e podemos dar um mergulho cultural profundo. Parecia que estava no tema, parecia que eles pertenciam a um mundo com Wakanda que era crível, mas também parecia um mito.”
Intencional ou não, a mudança também foi uma maneira prática de a Marvel Studios se diferenciar do DCU. Transformar Atlantis em Talokan minimizou o risco de Namor se sentir muito parecido com Aquaman. Muito parecido com Arthur Curry, Namor governa a Atlântida nos quadrinhos. Ambos os personagens com poderes à base de água e protegendo a mesma nação provavelmente levariam a comparações entre os dois. Agora que ele é o governante de uma civilização conceitualmente diferente, Namor tem a oportunidade de se manter por conta própria, sem ser ofuscado por outro herói proeminente dos quadrinhos. A escolha de reinventar a Atlântida em Pantera Negra 2 foi ousada, mas foi feita com muito pensamento por trás, e isso provavelmente permitirá que o MCU entregue outra interpretação fascinante de um personagem clássico da Marvel.