Teoria: Saiba como a Marvel e a Sony estão te enganando sobre o ‘Venom’ no MCU

imagem 2021 12 03 132401

Sabemos que o Marvel Studios adora deixar pistas soltas para que os fãs possam criar teorias sobre os futuros filmes do estúdio. E recentemente, com o lançamento de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa cada vez mais próximo, o que não falta nas redes sociais são teorias inéditas.

Neste ano de 2021 o Universo Cinematográfico da Marvel nos fez pirar repetidas vezes com pistas que depois se tornaram verdadeiras, mas também, com várias pistas que provaram o contrário, que não passaram de pegadinhas e apenas serviram para o surgimento de teorias falsas. Quem não se lembra de WandaVision, quando a Marvel nos fez acreditar que o ator Evan Peters estava reprisando seu papel como o Mercúrio do universo dos X-Men da Fox e substituindo o mesmo personagem que havia sido introduzido em Vingadores: Era de Ultron, porém, interpretado por Aaron Taylor-Johnson?

No fim das contas, o Mercúrio de Evan Peters não passava de uma pegadinha, o ator estava na realidade interpretando um morador de Westview chamado Ralph Bonner, que Wanda Maximoff fez acreditar ser o seu irmão dentro da realidade alternativa do Hex. Essa revelação fez cair todas as teorias sobre um Multiverso da Marvel que estavam surgindo na época. Mesmo assim, alguns meses depois, a série Loki finalmente trouxe os rumores de volta e terminou sua primeira temporada não só confirmando a existência de um Multiverso, como abrindo as portas para um milhão de possibilidades. O que nos trás para o tão aguardado filme Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e como a cena pós-créditos de Venom: Tempo de Carnificina está conectada com o filme. Mas não só isso, como a Marvel e a Sony podem estar nos enganando em relação à aparição do Venom no Universo Cinematográfico principal da Marvel (Terra-199999)…

CUIDADO!

HAVERÃO SPOILERS DE VENOM: TEMPO DE CARNIFICINA ABAIXO!

SE AINDA NÃO ASSISTIU AO FILME RECOMENDAMOS QUE DEIXE A LEITURA PARA DEPOIS.

Em Venom: Tempo de Carnificina, a cena pós-créditos do filme apresenta o que parece ser o momento exato que vimos o Doutor Estranho e Peter Parker falhando o feitiço que faria todos esquecerem a identidade do Homem-Aranha, no trailer de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e que provavelmente tem ligação com a cena final da primeira temporada de Loki.

Durante uma conversa entre Eddie Brock e o Venom, podemos ver o cenário passando por mudanças, como se personagens tivessem passado por um portal, em seguida, conseguimos saber que ambos estão no universo dos filmes do MCU, com o noticiário da televisão mostrando o exato momento em que J. Jonah Jameson revela no Clarim Diário que Peter Parker é a pessoa por trás da máscara do Homem-Aranha, da mesma forma que acontece na cena pós-créditos de Homem-Aranha: Longe de Casa. Este momento coloca o personagem interpretado por Tom Hardy em seu primeiro contato com o Homem-Aranha, porém, Venom demonstra já conhecê-lo, ou pelo menos, reconhecer a imagem do herói.

Dito isso, para todos os fãs está parecendo claro que a partir de agora o Venom dos filmes da Sony já faz parte do Universo Cinematográfico da Marvel e deve aparecer interagindo com outros personagens nos próximos filmes e, talvez, já apareça no próximo longa do Homem-Aranha, nem que seja como uma breve participação de poucos minutos.

Porém, tudo isso pode ser uma nova pegadinha do Marvel Studios em conjunto com a Sony Pictures. Segundo alguns insiders no Twitter, a cena pós-créditos que vimos em Venom: Tempo de Carnifina servirá para um desenvolvimento completamente diferente dos simbiontes no MCU. Pelo que está sendo falado, a cena pós-créditos de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa irá de fato mostrar o Eddie Brock de Tom Hardy, mas ele não deverá ficar por muito tempo naquele universo. Na cena, Eddie e Venom estarão conseguindo retornar para o seu próprio universo e não terão outra participação no filme. Mas isso deixará um gancho para que a Marvel crie o seu próprio Venom, já que, assim que ambos passarem pelo portal que os levem para casa, um pedaço de simbionte do Venom ficará para trás, perdido no Universo Cinematográfico da Marvel e dará início a uma nova saga em que o Homem-Aranha se funde com o simbionte e utiliza o icônico uniforme preto nos cinemas, de forma parecida como acontece nos quadrinhos do personagem.

Caso isso se confirme, uma grande parte do público com toda a certeza ficará decepcionada por não utilizarem o personagem de Tom Hardy no MCU. Porém, da mesma forma, poderão criar expectativas para o que a Marvel planeja para o seu próprio desenvolvimento dos alienígenas simbiontes e o quão importante isso será para o futuro dos filmes. Vale lembrar que a Sony está desenvolvendo um universo a parte usando os direitos dos personagens do universo do Homem-Aranha nos quadrinhos e que o Venom da atual franquia é o principal protagonista desse universo da Sony. Além de que, outros rumores ainda indicam que um Homem-Aranha diferente da versão de Tom Holland (possivelmente Miles Morales ou um retorno de Andrew Garfield ao papel) pode estar sendo preparado para enfrentar os vilões que a Sony está desenvolvendo, como Morbius e o próprio Venom.

Homem-Aranha: Longe de Casa foi a primeira vez que vimos indícios de algo grande se tornando em uma mera brincadeira por parte do Marvel Studios. Nos primeiros trailers do filme, o personagem Mistério (Jake Gyllenhaal) dizia para Peter Parker que precisava de ajuda para retornar ao seu universo e que era um aliado. Assim que o filme foi lançado, descobrimos que tudo o que foi mencionado sobre multiverso até então era apenas uma mentira do vilão, que traiu o Homem-Aranha e a S.H.I.E.L.D.

No entanto, não devemos descartar as possibilidades. É um fato que a Marvel brincou com as possibilidades e fez os fãs enlouquecerem criando teorias mirabolantes para uma Saga do Multiverso apenas para que tudo fosse desmentido a cada lançamento. Porém… Sabemos que após anos provocando os fãs e frustrando suas expectativas, o tão aguardado multiverso chegou (ou está para chegar, é o que estamos esperando). No fim, a Marvel adora soltar pistas aleatórias para confundir as teorias e manter o assunto MCU em alta, mas no fundo, eles sempre tem algo planejado a longo prazo que pode confirmar uma ou duas teorias que os fãs deixaram passar.

Sabendo desse histórico e como o Marvel Studios trabalha o marketing de seus projetos, Venom: Tempo de Carnificina pode sim ter mostrado uma falsa pista de que o personagem chegará aos filmes de Tom Holland, mas, se a nova teoria dos insiders estiver correta, é mais um plano da Marvel para utilizar o Venom a longo prazo, de uma maneira que os fãs não estavam esperando?

E aí? Acredita na teoria? Veremos Tom Hardy interpretando o mesmo Eddie Brock no Universo Cinematográfico da Marvel ou tudo não passa de uma pista falsa da Marvel e da Sony? Felizmente, teremos essa resposta em um mês, com o lançamento do terceiro filme do Homem-Aranha no MCU.