!!’The Batman’!! é influenciado por filmes policiais dos anos 70

Ansiedade só aumenta!

O diretor Matt Reeves revela as influências dos filmes policiais dos anos 70 em The Batman, caracterizado pelo cineasta como uma história noir de detetive de rua. Concentrando-se em um Cavaleiro das Trevas (Robert Pattinson) em seu segundo ano como o protetor vingativo de Gotham City crivada de crime e corrupção, Batman desvenda um mistério de assassinato com o surgimento de um enigmático serial killer conhecido como Riddler (Paul Dano). A investigação de Batman sobre esses crimes coloca o Homem Morcego contra a ladra profissional Selina Kyle (Zoe Kravitz), também conhecida como Mulher-Gato, e Oswald Cobblepot, o Pinguim (Colin Farrell).

“O filme é uma história de detetive, porque é um thriller no tipo de mundo policial, é sobre corrupção. Estamos tratando a história do Batman como se isso pudesse ter acontecido”, disse Reeves no sábado durante DC FanDome. “A ideia é que Batman não tem a capacidade de ter poderes super-heroicos, ele apenas tem um foco super-heroico e impulso super-heroico.”

Uma influência chave é o mistério neo-noir de 1974, Chinatown, sobre o investigador particular JJ “Jake” Gittes (Jack Nicholson), que descobre a profundidade da corrupção em 1937 em Los Angeles enquanto investiga uma conspiração.

“Dessa forma, é como um noir clássico, e essa série de assassinatos que Batman investiga é muito parecida com isso. Então Chinatown era realmente grande”, disse Reeves, enfatizando a “humanidade corajosa e imperfeita disso”.

“[Batman] foi muito inspirado por esse tipo de filme, Operação França e outros tipos de filmes policiais como esse”, acrescentou. “Eu diria que até mesmo um filme como Taxi Driver, a descrição de um lugar, e muito mais o entrar na cabeça de alguém. Acho que muitos dos anos 70, essas histórias de rua.”

Ao contrário dos filmes anteriores do Batman, seguindo um combatente do crime mais experiente com o “seu melhor”, Reeves acrescentou: “Para mim, o que foi emocionante foi não fazer isso. Não fazer a origem, não fazer o que vimos funcionando tão bem em outros filmes, mas conhecê-lo no meio desta experiência criminológica, para vê-lo tornar-se o Batman. “

Bruce Wayne de Pattinson é descrito por Reeves como um homem “quebrado” e seu Batman ainda não totalmente formado. Reeves queria explorar o personagem de uma forma “muito humana e muito falha”.

“Espero que o que seja diferente no que estamos fazendo é tentar fazer exatamente dessa maneira e, então, é claro, as outras coisas que são do início da história dos quadrinhos, ele ser o maior detetive do mundo e como chegamos lá”, disse Reeves. “Essas coisas foram retratadas, mas eu não sei se elas foram centrais para a trama, como são neste Batman em particular. Portanto, há muitas coisas que espero que sejam totalmente diferentes.”

The Batman está programado para estrear em 1º de outubro de 2021.