Todos os easter eggs e referências de Sherlock Holmes em Enola Holmes 2

Enola Holmes é o centro das atenções no novo filme da Netflix, Enola Holmes 2 , mas a sequência ainda está repleta de easter eggs e referências que remetem ao personagem original de Sherlock Holmes. Os filmes de Enola Holmes são adaptações da série de livros derivada de mesmo nome, no entanto, o público familiarizado com os livros originais de Sir Arthur Conan Doyle reconhecerá as joias escondidas. Embora Sherlock interprete um personagem coadjuvante no filme, sua história familiar para o público solidifica a construção do mundo do filme, aludindo a detalhes dos livros originais de Doyle e ancora as aventuras fantásticas de Enola Holmes à Inglaterra vitoriana da vida real.

Abuso de Substâncias de Sherlock Holmes

Enola Holmes 2 alude ao abuso de substâncias de Sherlock Holmes, mas não retrata a extensão dos vícios de Sherlock. No filme da Netflix, Enola esbarra em um Sherlock Holmes bêbado em uma esquina depois que ele foi expulso de um bar por se entregar a muito vinho. Embora Sherlock nunca tenha sido retratado como um bêbado nos livros de Doyle, seu comportamento excessivamente indulgente não está tão longe da verdade. Canonicamente, Sherlock fuma e bebe regularmente, mas não em excesso. No entanto, conhecido por ser um usuário de cocaína nos livros, Sherlock abusou intencionalmente do narcótico para estimular sua mente, apesar de seus efeitos em seu corpo e dos avisos de Watson. A Interpretação de Benedict Cumberbatch de Sherlock Holmes na série da BBC Sherlockretrata é um retrato mais sombrio e explícito do uso de drogas do detetive e como isso afeta sua saúde, seu trabalho e seus relacionamentos pessoais. Considerando a preocupação de Watson com a condição física de Sherlock nos livros, a mudança para um Sherlock mais direto e estreito em Enola Holmes 2 não faz muito sentido. Com o foco na irmã adolescente de Sherlock, no entanto, Enola Holmes 2, da Netflix, pode ter escolhido uma abordagem mais familiar aos vícios de Sherlock para manter um tom cômico leve e atrair um público mais jovem e impressionável.

Rua Baker 221B

O endereço de Sherlock Holmes é tão icônico quanto o próprio personagem e, embora não fosse um endereço real em Londres quando Doyle escreveu os livros, houve um museu construído perto de sua localização na vida real em homenagem à residência do detetive fictício. Em Enola Holmes 2, o público dá uma primeira olhada no apartamento de Sherlock na 221B Baker Street, quando Enola ajuda um Sherlock embriagado a voltar para seu apartamento. Como um dos maiores easter eggs excluídos do primeiro filme, a revelação do apartamento na Baker Street liga mais firmemente o filme de volta ao cânone de Sherlock. Antes que os irmãos detetives subam as escadas para a residência de Sherlock, a câmera mostra brevemente a porta do apartamento 221A enquanto eles passam por ela, e Sherlock afirma claramente a Enola exasperada que ele mora um andar acima da unidade, o que significa que ela terá que ajudá-lo pelas escadas. Embora os moradores da unidade 221A nunca tenham sido esclarecidos nos livros, o filme pode estar insinuando a aparição da Sra. Hudson.

O estado do apartamento de Sherlock no filme está de acordo com a descrição de Watson de Sherlock como “um dos homens mais desarrumados que já levou um colega inquilino à distração” em “The Adventure of the Musgrave Ritual”.

Sherlock Holmes O Lobo Solitário

Apesar de ter Mycroft (que não está em Enola Holmes 2) como irmão mais velho e Enola como irmã mais nova, Sherlock parece estar desvinculado de qualquer semelhança de unidade familiar ou qualquer outro relacionamento íntimo em Enola Holmes 2. Em um ponto do filme, Sherlock avisa sua irmã mais nova: “não se transforme em mim”. Sherlock diz isso em referência à sua tendência a ficar sozinho, tanto em seu trabalho quanto em sua vida pessoal. Como o público pode se lembrar, Enola explica no primeiro filme que seu nome escrito ao contrário é “sozinho”, uma profecia sombria do que sua vida poderia ser se ela não tivesse o cuidado de agir de outra forma. Sherlock se descreve a Watson como um “sujeito nunca muito sociável” em “The Adventure of the Gloria Scott”, de Doyle, atestado por sua história de trabalhar sozinho e nunca ter tido um relacionamento romântico real.

Doutor John Watson é indiscutivelmente seu único amigo nos livros, e mesmo com Watson se juntando a ele em seus casos, Sherlock nunca é verdadeiro e completamente aberto a seu parceiro, frequentemente escondendo informações importantes sobre casos e sobre sua vida pessoal de seu amigo, colega e colega de apartamento. O fato de Sherlock ser autoconsciente de sua solidão disfuncional e de sua necessidade de companhia tanto nos livros quanto em Enola Holmes 2 é uma boa notícia para a série de filmes spinoff, configurando o potencial terceiro filme Enola Holmes 3 para apresentar o Doutor John Watson como a cura para a solidão crônica de Sherlock.

Moriarty

Moriarty aparece em Enola Holmes 2 como uma mulher astuta e subestimada que adora quebra-cabeças e jogos, além de brincar com Sherlock com desafios intelectuais. Moriarty é um dos arqui-inimigos de Sherlock Holmes nos livros originais, um criminoso inteligente que apareceu em sete das histórias de Doyle e evitou a captura de Sherlock por um longo tempo – o igual intelectual de Sherlock. Com o nome completo James Moriarty, o vilão é professor de alto nível socioeconômico nos livros, e o personagem faz aparições em ambas as adaptações modernas bem recebidas de Sherlock Holmes estreladas por Benedict Cumberbatch e Robert Downey Jr. respectivamente.

Enola Holmes 2 dá uma reviravolta no vilão canônico, tornando James Moriarty uma mulher negra de status comum, negligenciada e subestimada por seu empregador corrupto e elitista. Ela usa o nome falso “Mira Troy”, um anagrama de “Moriarty”, e escapa da custódia da polícia no final do filme, prenunciando seu retorno em possíveis sequências onde o público pode testemunhar mais de sua rivalidade com Sherlock Holmes.

Doutor John Watson

A cena dos créditos finais de Enola Holmes 2 revela o início das aventuras de Sherlock e do Doutor John Watson juntos no universo de Enola Holmes e estabelece as bases para que Enola Holmes 3 inclua mais conteúdo original do cânone Sherlock Holmes. Anteriormente tendo rejeitado a proposta de Enola para ser seu colega de apartamento, Sherlock abre a porta para a unidade 221B Baker Street para ver o doutor John Watson, também procurando um colega de apartamento. Todas as histórias de Sherlock nos livros originais de Doyle são registradas da perspectiva de Watson, tornando-o um personagem indispensável para as aventuras de Sherlock. Agora que a linha do tempo de Enola Holmes 2 coincide com o início da primeira história de Sherlock de Doyle, “A Study In Scarlet”, os futuros filmes de Enola Holmes terão a oportunidade de recorrer a uma gama diversificada de material de eventos históricos, os livros de Enola Holmes de Nancy Springer, bem como os livros originais de Sherlock Holmes de Sir Arthur Conan Doyle.